Em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, há quase 30 anos a prefeitura começou a implantar as feiras livres. Nas barras, os agricultores vendem a produção diretamente para os consumidores. O projeto se tornou tão importante para as famílias que cresceu e hoje conta quase 250 barracas cadastradas.
As feirinhas dos bairros Esplanada e Niterói foram as primeiras, como parte de uma experiência do município. Hoje, só essas duas feiras tem 206 barracas de agricultores familiares. Em seguida, outros locais passaram a receber o projeto, que hoje conta com feirinhas também nos bairros Planalto (14 barracas), Porto Velho (8 barracas), Icaraí (5 barracas) e São José (6 barracas). Cada ponto funciona em dias e horários específicos.
Além de oferecer à população a oportunidade de comprar produtos frescos, direto do campo e com preços mais acessíveis, as feiras livres representam oportunidade dos agricultores escoarem mais facilmente a produção. “As feiras, além de trazer ao cidadão da cidade esse gostinho do campo, ela tem um valor econômico muito grande. É onde os pequenos produtores fazem o escoamento da produção, de onde eles tiram o sustento das famílias. É um mecanismo muito importante”, ressalta Gustavo Mendes, secretário de agricultura, que lembra ainda que os produtores não pagam taxa para ter as barraquinhas nas feiras promovidas pelo município.
Agricultores de Divinópolis que participam na feira usam o espaço para conversar e negociar diretamente com os consumidores, facilitando a venda dos produtores. Renata Ferreira é produtora rural e tem uma propriedade em Ermida, distrito da cidade. Na horta, ela planta hortaliças e legumes, vendidos diretamente em uma feira que funciona na Praça do Santuário, no centro de Divinópolis, e é organizada em parceria pela prefeitura e Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar.
A produtora participa da feira há 4 anos e aprova a iniciativa. “Nas feiras eu trabalho com as verduras de folha e verduras de caixa. Pra mim é muito importante, porque eu gosto de estar no meio das pessoas e atender os clientes”, destaca a produtora.
O agricultor interessado em participar de uma das feiras deve procurar a secretaria de agricultura na prefeitura de Divinópolis para se informar sobre os procedimentos. Já o público que quiser conferir uma das feiras, basta procurar a mais próxima de casa e aproveitar os produtos fresquinhos, direto da roça.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais