Referência nacional em feiras para café, a Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), começou nesta terça-feira (1º). O evento, promovido pela Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), será realizado em 2022 no formato 100% digital. A decisão foi tomada para manter a proteção à saúde dos cooperados e fornecedores diante da pandemia.
Entre as principais novidades da Femagri, destaque para uma máquina 2 em 1 que centrifuga e transporta em fluxo contínuo todos os tipos de cafés processados na via úmida, deixando os grãos enxutos para os processos de secagem.
Há também uma selecionadora eletrônica de café. Após os cafés passarem pela pré-limpeza, lavador/separador e peneirão rotativo, esta tecnologia os direcionam para a moega de abastecimento da selecionadora. Assim, o café passa através de uma cortina de ar e, na sequência, é transferido para a esteira transportadora. Na esteira, os cafés ganham velocidade para serem arremessados para a unidade óptica, que faz uma análise imediata.
A feira conta com mais de 80 empresas participantes e mais de 9 mil itens para venda. Os cooperados poderão fazer negócio por meio da operação Barter, na qual o café vira a “moeda” de pagamento, com a possibilidade de travar o café em até cinco parcelas anuais.
“São momentos oportunos para planejar sua colheita sem dificuldades e realizar negócios”, comentou o gerente de planejamento, administração e serviços da Cooxupé, Elmo Donizetti de Cístolo.
Para mais informações, acesse: https://www.cooxupe.com.br/femagri/
Veja também: Femagri e Feira do Cerrado.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais