Agricultura

Fertilizantes vindos da Rússia chegam ao Brasil

Publicado por
Guto Moreira

A guerra entre Ucrânia e Rússia já completou 58 dias. O conflito afetou diretamente a exportação de fertilizantes ao Brasil, porém, o transporte do adubo continua, de acordo com levantamento da StoneX. No dia 4 de abril, cerca de 600 mil toneladas de fertilizante russo desembarcaram nos portos brasileiros.

Seis navios com fertilizante atracaram no porto de Santos entre 20 de março e 13 de abril. O terminal de Paranaguá, a maior porta de entrada de adubos, recebeu outras quatro embarcações, com pouco mais de 100 mil toneladas de nutrientes da Rússia, entre potássio, ureia e MAP.

Em 2021, a Rússia forneceu 22% das 39 milhões de toneladas de adubos que o Brasil importou, em uma lista que contém ureia (nitrogenado), MAP (fosfatado), nitrato de amônio e potássio.

Pedido de ajuda à OMC

O presidente Jair Bolsonaro pediu ajuda à Organização Mundial do Comércio (OMC) para garantir uma espécie de “salvo-conduto” ao fluxo de fertilizantes importados de países que sofreram sanções econômicas e financeiras por causa do conflito. O Governo Federal lançou um plano nacional de fertilizantes e tenta conseguir fornecedores para evitar impactos na produção de alimentos.

“Temos pela frente um desafio árduo. O presidente e o ministro nos pediram para dar mais ênfase à questão dos fertilizantes, para discutir mais amplamente, até antes da reunião ministerial, para encontrar uma fórmula para viabilizar acesso aos fertilizantes a partir da região em conflito, Rússia, Ucrânia e Belarus. Examinaremos a questão e veremos o que pode ser feito, porque precisamos que o Brasil produza. Se o Brasil não produzir, se a Ucrânia não produzir, no próximo ano teremos mais problemas com o preço dos alimentos. O papel do Brasil é muito importante”, falou a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala.

Nelson Chipichopi, gerente técnico de uma empresa de fertilizantes em Varginha, no Sul de Minas, acredita que as entregas estão longes de serem normalizadas.

“Um navio que sai da Rússia e chega ao Brasil fica em média 60 dias no mar. Essas cargas que estão vindo saíram do país [Rússia] antes da guerra com a Ucrânia. Já estão pagas, por isso chegaram agora”, finaliza.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

3 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

3 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

3 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

3 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

4 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!