A Fundação Procafé, em Varginha, comentou nesta semana sobre as expectativas para a próxima safra de café no Brasil, durante bate-papo no podcast Procafé.
Em agosto, a florada já dava as caras no Sul de Minas, com uma aparição mais discreta nas lavouras não irrigadas e um ótimo desempenho nas que são irrigadas. Porém, ainda não há o que comemorar, já que as lavouras irrigadas de café arábica representam menos de 5% da cafeicultura da região. Para o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Fagundes, um dos fatores que impactam negativamente no resultado da florada nas lavouras é o clima.
“Nós tivemos déficits hídricos severos em junho, julho e agosto, então não tinha como ser diferente as floradas nas lavouras não irrigadas. Além de ser uma florada pequena, está com tudo para um baixo pegamento devido à baixa hidratação da planta e as baixas temperaturas ocorridas. Vamos torcer para termos uma segunda e talvez uma terceira florada melhor. Mas essa primeira florada, para a maioria das lavouras, foi muito ruim”, disse.
Sobre as chuvas até a primeira quinzena de setembro, Alysson afirma que são mais do que necessárias, já que a grande maioria das lavouras de arábica não irrigadas do Sul de Minas, Mogiana e Cerrado Mineiro, atravessam um momento difícil.
“O que vai resolver a safra de 2023 é essa primeira quinzena de setembro. Se tivermos chuvas, teremos uma safra, em 2023, média ou boa. Mas não há a menor possibilidade de supersafra. Primeiro, porquê o crescimento não ajudou. Nós não temos lavoura em tamanho normal para dar uma boa florada. Segundo, a geada ainda prejudica a safra de 2023, porque as lavouras recepadas só darão carga boa em 2024. Eu não consigo enxergar um 2023 com safra boa”, finaliza.
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais
Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais
Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais