O governador Romeu Zema e a secretária de Agricultura, Ana Valentini, acompanharam em Nova Resende, no Sul de Minas, o processo de inseminação da vaca número 100 mil do programa Mais Genética.
A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é uma das parceiras do projeto, que tem como objetivo melhorar a produção de leite e a qualidade do gado de corte de pequenos produtores rurais gratuitamente.
O Mais Genética está presente atualmente em 136 municípios mineiros, principalmente no Sul e Sudoeste do estado, com 100 mil vacas já inseminadas e mais de 50 mil animais paridos por meio da iniciativa. A Emater é responsável por operacionalizar o convênio, por meio da licitação dos equipamentos e do projeto técnico para implantação do programa. Os municípios também são parceiros, sendo responsáveis pela manutenção e deslocamento dos profissionais que realizam a inseminação.
O Governo de Minas também executa o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética/Pró-Fêmeas), que atende pequenos e médios produtores rurais. Os animais de baixa qualidade genética são substituídos por rebanhos bovinos melhorados geneticamente.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais