Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Governador Valadares quer fortalecer agroindústrias

Produtores e microempreendedores do setor já estão matriculados no curso ATeG

Doces e leite sobre a mesa
Doce de leite do Ricardo Rangel e Cida Rockstrok, produzidos na zona rural de Valadares. Os dois vão ser beneficiados com o ATeG.
Washington Bonifácio
3 de setembro de 2021
compartilhe

A secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Sema) de Governador Valadares, reuniu, nesta semana, produtores rurais que possuem pequenas agroindústrias e empreendimentos de origem animal.  O objetivo foi apresentar a eles o curso ATeG de Agroindústria dos Derivados do Leite e Embutidos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR).

O Curso AteG é destinado aos produtores que estão em plena atividade. Ele  disponibiliza assistência técnica sobre o gerenciamento de todo o empreendimento agroindustrial.

Varias pessoas em um auditorio ouvindo o Ivan Fialho falar

Criado em 2013 o programa leva aos produtores rurais, assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção.(Foto:Prefeitura de Valadares)

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho, destaca que a sustentabilidade vai além da preocupação com meio ambiente.

“É também primordial promover a inclusão social com geração de renda. Nessa ação estaremos levando o conhecimento, qualificando o setor, considerando a importância socioeconômica e cultural dos produtos como queijos, requeijão e embutidos”, afirma.

O primeiro passo do projeto foi convocar os trabalhadores e apresentar todas as etapas de execução. Agora os quase 30 produtores se prepararam para o início das atividades práticas.

“A partir do dia 20 de setembro iniciaremos os trabalhos, sendo que a cada mês as veterinárias do SENAR estarão presentes nas propriedades rurais e ou nas unidades das agroindústrias, para aplicação do curso ATeG. Todos os participantes receberão orientações sobre a produção, segurança alimentar e das documentações necessárias para a regularização junto aos órgãos de fiscalização e controle dos produtos de origem animal. Nosso objetivo é que ao final de dois anos todos estejam com a produção regularizada, com ainda mais qualidade para que tenham uma margem de lucro satisfatória, usando os recursos que eles dispõem”, orienta o  gerente regional do SENAR  em Governador Valadares, Luiz Ronilson Araújo Paiva.

Representandes do SENAR E SEMA

Os produtores vão aprender a gerir o empreendimento melhorando a lucratividade. (Foto: Prefeitura de Valadares)

A coordenadora do ATeG Agroindústrias de BH, Paula Lobato, explica que além da assistência técnica os produtores também receberão orientação sobre a parte gerencial. “A agroindústria é uma indústria como qualquer outra. Vamos trabalhar entre outros aspectos a gestão de pessoas, gestão de negócios, precificação, atualização quanto às normas, além de ajudá-los a reduzir custos, melhorar a lucratividade, sem perder a qualidade do produto”, revela.

O casal de produtores rurais de Derribadinha, Ricardo Rangel e Cida Rockstrok contaram  que já fizeram anteriormente cursos do SENAR e estão empolgados com o curso ATeG.

“Os cursos do SENAR só agregam valor. Fizemos curso básico para produção de queijo e de queijos especiais e recebemos assistência deles na criação do gado. Sentimos uma melhora em tudo. Vamos fazer agora o de Leite e Derivados e nossa vontade é de fazer todos”, contam os produtores.

Veja também:

Produtores Rurais de Governador Valadares plantam e vendem para a prefeitura, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos(PAA).

Relembrando reportagem da TV Alterosa, exibida em 30 de jul. de 2019. O projeto continua em atividade no município.

compartilhe