Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Belo Horizonte
26º 12º

Governo cria programa para estimular turismo rural em Minas

Projeto prevê capacitação de agricultores e estimular atividade turística para ampliar geração de emprego e renda no campo

Programa quer incentivar turismo rural em Minas. (Foto: Emater-MG)
Ricardo Miranda
14 de setembro de 2021
compartilhe

Um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e a Emater-MG foi assinado em Araxá, no Alto Paranaíba, para incentivar o turismo rural em Minas Gerais. A parceria pretende capacitar agricultores familiares para identificar a explorar as potencialidades regionais do estado.

Programa incentiva venda de produtos locais para turistas. (Foto: Roberto Castro/MTur)

Com o acordo, o programa de incentivo ao turismo rural vai oferecer qualificar as famílias de agricultores, apoiar a comercialização de produtos locais e elaborar roteiros para o desenvolvimento do turismo rural em Minas. “Temos muitos atrativos, como a gastronomia, os produtos típicos da cozinha mineira, os queijos, café, cachaça e até vinhos. E Minas Gerais também oferece muitas belezas naturais, como montanhas, cavernas, cachoeiras. Além disso, os mineiros são reconhecidos pela hospitalidade, cultura e história. Esperamos que o turismo rural seja mais explorado e que seja um mecanismo de promoção do desenvolvimento no campo, com novas fontes de renda para os produtores“, destaca o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

Evento para assinatura do acordo aconteceu em Araxá. (Foto: Emater-MG)

Com o incentivo ao turismo rural, o objetivo é também oferecer diversificação de renda e geração de emprego. “O fomento ao turismo rural e ao turismo de experiência é de extrema importância para a alavancagem de uma tendência que desponta nos próximos anos, que é o turismo de liberação, ou seja, em áreas abertas, lembrando que Minas Gerais já está na dianteira desse crescimento nacional, com mais de 10% de crescimento acima da média. Vamos investir em capacitação, marketing turístico, roteirização e, sobretudo, na união de todo o estado, identificando os polos regionais específicos como, por exemplo, a culinário do Cerrado, da Zona da Mata, do Norte de Minas, Noroeste, Sul de Minas e da Zona Central. O turismo rural funcionará como um elo que permeia todo o território de Minas Gerais e nos liga enquanto mineiros em torno de uma identidade comum. Ao atrair turistas a uma localidade, os benefícios se estendem à cadeia do comércio, podem fomentar também a ampliação da rede hoteleira e outros setores. Estamos em fase de elaboração de um estudo com o BDMG para que seja criado um programa específico para o desenvolvimento do turismo rural com investimento no setor”, pontuou Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas.

Circuito Turístico

Durante o evento em Araxá também aconteceu a assinatura do decreto para criação do Polo Gastronômico da Cozinha Mineira na cidade. O município também aderiu ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra.

Agora, são 19 os municípios associados: Além de Araxá, já participam Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, Piumhi, São Roque de Minas, Ilicínea, Tapira e Vargem Bonita. A adesão ao Circuito permite que o municípios recebam recursos estaduais e federais para aplicar no turismo.

compartilhe