Entidades internacionais estimam que cerca de 20 milhões toneladas de grãos estão paradas em portos da Ucrânia devido às dificuldades com as exportações. Agricultores ucranianos afirmam que a Rússia bloqueou o acesso dos navios ao Mar Negro, principal rota de exportação da Ucrânia. Os dois países estão entre os principais produtores de grãos do mundo, e o conflito já é uma ameaça ao abastecimento mundial.
Desde a Rússia invadiu a Ucrânia, no fim de fevereiro, já foram milhares de mortos e grandes impactos para a economia dos dois países. Na agricultura, o conflito impediu o comércio de fertilizantes e atrapalhou o comércio internacional de alimentos. O governo ucraniano diz que o país perdeu 25% das terras cultiváveis, mas afirma que, por enquanto, o plantio será suficiente para manter o consumo interno.
Vários países, incluindo Turquia e Reino Unido, pressionam a Rússia para liberação dos Portos usados para escoar os grãos da Ucrânia. Como os ucranianos estão entre os principais exportadores de grãos do mundo, há o temor de que a guerra leve a uma escassez mundial de alimentos.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais