Agricultura

Guerra na Ucrânia completa 1 mês e já impacta no agro do Brasil

Publicado por
Ricardo Miranda

Há exatamente um mês o presidente russo Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia e, desde então, o conflito armado se intensificou. Enquanto a guerra no Leste Europeu continua longe do fim, os reflexos já podem ser sentidos no Brasil. E a preocupação e que os impactos sejam ainda maiores, principalmente no agronegócio.

Desde o início da guerra foram anunciadas várias sanções à Rússia. E em um mundo de economia globalizada, os efeitos são sentidos em diferentes países, inclusive no Brasil. Nós conversamos sobre essa situação com Wagner Almeida, administrador, especialista em gestão financeira e professor em um centro universitário de Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado. Para ele, o aumento de preços causado pela guerra já é visível.

Professor Wagner Almeida analisa os impactos da guerra para o Brasil. (Foto: UNA Divinópolis)

“Indiscutivelmente o maior impacto é a pressão inflacionária provocada principalmente pela alta nos combustíveis, já que a Rússia é o segundo maior exportador de petróleo do mundo. Fato este também que afeta a oferta de vários produtos. Nesse cenário já turbulento em função do desequilíbrio provocado pela pandemia, as consequências para o Brasil serão maiores no comércio com a Rússia, pois ela está entre os maiores importadores dos produtos nacionais e para onde o Brasil também exporta muito principalmente produtos agrícolas, como soja e café”, diz o especialista. Wagner ainda alerta sobre a situação dos fertilizantes, destacando que mais de 20% dos defensivos agrícolas importados pelo Brasil vem da Rússia.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) afirmou, após o início da guerra, que o Brasil possui estoque de fertilizantes que deve durar, pelo menos, até junho. Mas o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou a situação e afirma que “certamente, não será fácil para o Brasil substituir os fornecedores a tempo do plantio que se iniciará no segundo semestre, dado o peso do país nas importações totais desse produto e a forte dependência de Rússia e Bielorrússia. Isso pode não apenas afetar preços como reduzir significativamente a safra 2022/2023 em alguns produtos, tanto pela redução da área plantada como da produtividade”, divulgou o órgão do governo federal.

Impactos já visíveis

Mesmo distante geograficamente, Minas Gerais já sente os impactos da guerra na Ucrânia, principalmente em relação ao preço e à oferta de alguns produtos. Em Divinópolis, na região Centro-Oeste, logo após o início do conflito uma rede de supermercados chegou a limitar a quantidade de alguns produtos por cliente.

Produção mundial de trigo pode ser afetada pela guerra e preços já começam a subir. (Foto: Embrapa)

O preço de produtos derivados do trigo já subiu. “O Brasil é o quinto maior importador mundial do cereal e, mesmo que não importe da Ucrânia, pode ser indiretamente afetado pela pressão na oferta sobre os países que fornecem a commodity para o Brasil, como a Argentina que é responsável por 76,4% das importações brasileiras”, divulgou o Ipea.

Em relação às perspectivas para o futuro, o professor Wagner Almeida alerta que as dificuldade podem aumentar, caso a guerra se prolongue. “Como o Brasil é muito dependente dos fertilizantes russos, caso o conflito persista o país enfrentará dificuldades para encontrar um novo fornecedor desses insumos até o segundo semestre de 2022, que é quando começa o novo plantio. Isso afetará não apenas os preços desses produtos, como poderá reduzir significativamente a safra 2022/2023 seja pela redução da área plantada, seja pela produtividade. Logo, com a redução da oferta desses produtos, a tendência é que os preços estarão mais caros no varejo”, finaliza o especialista.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

21 horas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

22 horas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

4 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

6 dias atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

6 dias atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!