O administrador do Abrigo São Vicente de Paulo, em Manhumirim, Carlos Roberto de Freitas, encontrou na hidroponia uma maneira de oferecer alimentação de qualidade aos 53 idosos internos na instituição.
Ele iniciou o cultivo de hortaliças como alface, agrião e rúcula em novembro de 2021 e este mês o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, o Sistema FAEMG, a Sociedade São Vicente de Paulo, e a prefeitura promoveram um curso de hidroponia no abrigo.
Carlos contou que ele e o colaborador Antônio Silva são os responsáveis pelas estufas e foi a primeira vez que passaram por um treinamento específico sobre a atividade. “Conheci a hidroponia em uma faculdade em Matipó, achei que seria viável replicar a técnica por aqui, fui ver o funcionamento de outras estufas, pedi algumas informações e começamos”, disse.
O conhecimento proporcionado pelo curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vai auxiliar na nova empreitada do gestor que há quatro meses também passou a comercializar o excedente da produção. Em julho, a renda chegou a R$2 mil e o valor é usado nas despesas do abrigo, especialmente na compra de pão e leite. “O curso veio para trazer melhorias. Até agora produzíamos sem o domínio correto da técnica. O instrutor Milton Flores foi atencioso e nos ensinou a identificar e solucionar os problemas. Esse complemento à renda nos ajuda muito, e o treinamento vai nos possibilitar produzir com mais qualidade e ampliar a produção”, contou.
A alface é o carro-chefe da produção que é vendida para uma lanchonete da cidade, no centro de Manhumirim e na porta da entidade onde o responsável pela comercialização é o senhor Milo Verli, de 65 anos, residente do abrigo.
Ele também participou do treinamento sobre Hidroponia e segundo Carlos, está preparado e animado para atuar também na estufa a partir de agora. “Ele vai ter mais uma atividade para manter a mente e o corpo em movimento e isso também é uma conquista para nós”, comentou o administrador.
Carlos destacou que os planos para o futuro são cultivar mais variedades, construir mais uma estufa para aproveitar o espaço disponível no local e continuar se capacitando. “Queremos fazer o curso de controle de pragas, nos aprimorar cada vez mais e colocar em prática tudo que aprendemos com o SENAR Minas”.
Para o agente de desenvolvimento rural e vice-presidente do Sindicato do Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio, realizar o curso no abrigo foi uma maneira de colaborar com o trabalho da instituição filantrópica e com a qualidade de vidas dos idosos. “Com o treinamento eles terão mais profissionalismo, vão conseguir manter uma produtividade constante e uma fonte de renda fixa para o abrigo”.
Além de comprar as verduras, quem quiser colaborar com o abrigo pode fazer doações de qualquer valor para o PIX, chave: 22296149000100 – CNPJ – Abrigo São Vicente de Paulo de Manhumirim.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais