Um dos maiores produtores de frutas de Minas Gerais, o município de Janaúba, na região Norte, vai receber a 98ª edição do curso de habilitação de engenheiros agrônomos da iniciativa privada para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 27. Já os estudos acontecem de 14 a 16 de fevereiro, com orientações gerais e específicas da Instrução Normativa nº 33, de 24 de agosto de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A certificação fitossanitária assegura um produto regularizado, conforme legislação de defesa sanitária vegetal, permitindo alcançar mercados nacionais e internacionais, sem restrições para comercialização.
“São as orientações e o acompanhamento da agricultura que proporcionam a seguridade fitossanitária dos vegetais. No caso de presença de pragas de grande importância econômica, as ações do IMA e da cadeia produtiva são implementadas rapidamente, reduzindo o risco de disseminação e prejuízos para a agricultura mineira”, ressaltou o fiscal do IMA, engenheiro agrônomo Leonardo do Carmo.
Diversificada, a programação irá abordar toda a legislação atual sobre as pragas de importância econômica presentes no Brasil, assim como as culturas e a produção de mudas de Citros, banana, videira, café, maçã e cucurbitáceas, além de apresentar os sintomas das doenças, as caraterísticas das pragas, os danos causados e as orientações e procedimentos para evitar a entrada de pragas, erradicar ou reduzir a presença nas lavouras.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) capacitou mais de 2 mil engenheiros agrônomos desde a primeira edição. O objetivo é tornar os profissionais como Responsáveis Técnicos para emissão dos certificados, permitindo subsidiar o trânsito interestadual e a Certificação Fitossanitária Internacional de material vegetal de banana, café (mudas), citros, carambola, manga, uva, tomate, maçã, Cucurbitáceas e Heliconiáceas.
Local: Auditório da Abanorte – Rua São Pedro, 236 – Janaúba – MG
Carga horária: 24 horas
Número de vagas: 25 vagas
Inscrições: 23 a 27 de janeiro de 2023
Valor: R$503,69 – O boleto para pagamento da taxa de inscrição será enviado por e-mail.
Caso o Documento de Arrecadação Estadual – DAE não seja enviado, em até 2 dias úteis, entrar em contato com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal – tel:(31) 3915-8715 ou pelo e-mail: leonardo.carmo@ima.mg.gov.br. Encaminhar, por e-mail, junto com o comprovante de pagamento, a carteira do CREA ou documento similar.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais