Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,37
Dólar R$ 5,13
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
26º 10º

Inscrições abertas para 1º Curso Superior em Agropecuária de Precisão

Aulas serão no Instituto Tecnológico de Agropecuária em Pitangui e o processo seletivo para a primeira turma vai até 1º de julho

Curso é inédito no Brasil e vai ensinar sobre uso da tecnologia na agropecuária. (Foto: Epamig)
Ricardo Miranda
17 de junho de 2022
compartilhe

Os interessados em participar do 1º Curso Superior em Agropecuária de Precisão tem até o dia 1º de julho para se inscrever. O processo seletivo vai considera a nota do candidato no Enem de 2019, 2020 ou 2021. A previsão é que as aulas comecem em agosto.

O curso inédito no Brasil vai acontecer no Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), na região Centro-Oeste do estado. A formação é feita pela Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. A cerimônia de instalação da unidade acontece no próximo dia 20, à partir das 9h30.

Curso será na antiga escola agrícola de Pitangui. (Foto: Epamig)

O objetivo da formação é ensinar os alunos sobre as evoluções do agronegócio e o uso de novas tecnologias para melhorar o desempenho no campo, com foco no aumento da produtividade. “A agricultura de precisão é uma realidade no agronegócio. São tecnologias que envolvem uso de drones, sensores de internet das coisas e de inteligência artificial e que tem permitido que o Brasil seja um dos líderes global em produção. Não tenho dúvida que o curso em Agropecuária de Precisão vai ajudar o Brasil formando especialistas, técnicos nas áreas de agricultura e pecuária de precisão”, ressalta Celso Moretti, presidente da Embrapa.

A prefeitura de Pitangui é parceira da Epamig na implantação do Instituto e do curso superior. O município quer retomar a vocação do município dos tempos da antiga escola agrícola e se tonar referência em pesquisa e desenvolvimento para o agronegócio. “A escola agrícola – instalada no governo Newton Cardoso – mudou muito Pitangui e região só que foi desativada ao longo do tempo. Com o ITAP abre-se um novo ciclo sob outras perspectivas, mas sem perder essa relação que a cidade tem com o agronegócio”, destaca Maria Lúcia Cardoso, prefeita de Pitangui.

O ITAP fica no KM 35 da BR 352, na Zona Rural de Pitagui. Para se inscrever para o processo seletivo para o curso, é preciso acessar o site da Epamig.

compartilhe