Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Inscrições abertas para 1º Curso Superior em Agropecuária de Precisão

Aulas serão no Instituto Tecnológico de Agropecuária em Pitangui e o processo seletivo para a primeira turma vai até 1º de julho

Curso é inédito no Brasil e vai ensinar sobre uso da tecnologia na agropecuária. (Foto: Epamig)
Ricardo Miranda
17 de junho de 2022
compartilhe

Os interessados em participar do 1º Curso Superior em Agropecuária de Precisão tem até o dia 1º de julho para se inscrever. O processo seletivo vai considera a nota do candidato no Enem de 2019, 2020 ou 2021. A previsão é que as aulas comecem em agosto.

O curso inédito no Brasil vai acontecer no Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), na região Centro-Oeste do estado. A formação é feita pela Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. A cerimônia de instalação da unidade acontece no próximo dia 20, à partir das 9h30.

Curso será na antiga escola agrícola de Pitangui. (Foto: Epamig)

O objetivo da formação é ensinar os alunos sobre as evoluções do agronegócio e o uso de novas tecnologias para melhorar o desempenho no campo, com foco no aumento da produtividade. “A agricultura de precisão é uma realidade no agronegócio. São tecnologias que envolvem uso de drones, sensores de internet das coisas e de inteligência artificial e que tem permitido que o Brasil seja um dos líderes global em produção. Não tenho dúvida que o curso em Agropecuária de Precisão vai ajudar o Brasil formando especialistas, técnicos nas áreas de agricultura e pecuária de precisão”, ressalta Celso Moretti, presidente da Embrapa.

A prefeitura de Pitangui é parceira da Epamig na implantação do Instituto e do curso superior. O município quer retomar a vocação do município dos tempos da antiga escola agrícola e se tonar referência em pesquisa e desenvolvimento para o agronegócio. “A escola agrícola – instalada no governo Newton Cardoso – mudou muito Pitangui e região só que foi desativada ao longo do tempo. Com o ITAP abre-se um novo ciclo sob outras perspectivas, mas sem perder essa relação que a cidade tem com o agronegócio”, destaca Maria Lúcia Cardoso, prefeita de Pitangui.

O ITAP fica no KM 35 da BR 352, na Zona Rural de Pitagui. Para se inscrever para o processo seletivo para o curso, é preciso acessar o site da Epamig.

compartilhe