Agricultura

Irrigação reduz doenças causadas por molhamento foliar nas plantas

Publicado por
Vivia de Lima

O Brasil, segundo dados do IBGE, é considerado o maior produtor e exportador mundial de produtos como soja, café e cana. Para que resultados tão expressivos como estes ocorram, é necessária a combinação de diversos fatores,  como o ambiente em que o cultivo está inserido, que deve possuir condições de clima ideais para um bom desenvolvimento da cultura. O ambiente possui relevância, pois ele influencia todos os estágios de desenvolvimento, tanto do patógeno quanto da planta hospedeira, nas diversas etapas do ciclo das relações patógeno-hospedeiro, comumente conhecido como triângulo da doença.

O clima afeta diretamente na incidência de doenças, através da temperatura do ar e molhamento foliar. Especialistas elencam a duração do molhamento foliar caracterizado pela presença de água livre na superfície foliar decorrente do orvalho, da chuva ou da irrigação como grande vilão no estabelecimento de patógenos, pois possibilita a germinação e a penetração dos fungos e bactérias. Se um dos três fatores do triângulo da doença forem controlados, o risco de infecção é reduzido.

De acordo com Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico, no vale do São Francisco, a combinação de altas temperaturas e umidade relativa do ar favorecem o surgimento de doenças causadas por fungos, como o míldio da videira (Plasmopara vitícola), e por bactéria como o cancro-bacteriano da videira (Xanthomonas campestris pv. Vitícola). Estas doenças necessitam de apenas algumas horas de molhamento foliar para iniciar o processo de infecção e posteriormente ocasionar danos severos nas folhas, ramos e cachos da videira, diminuindo a produção e promovendo danos para a próxima poda produtiva.

Para reduzir as condições ideais de ambiente para o desenvolvimento da doença, existe a ferramenta da irrigação localizada por gotejamento, que promove a distribuição de água e nutrientes diretamente na zona radicular da planta de maneira uniforme. Com isso, segundo Maxwell, o ambiente embaixo do parreiral tende a se manter menos úmido comparado com outros métodos de irrigação, mantendo a superfície foliar livre das gotículas de água da irrigação. Portanto, manejar bem o ambiente de cultivo, tende a trazer maior rentabilidade por hectare e economia de recursos hídricos e insumos.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

3 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

3 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

3 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!