Eventos

Italianos são os grandes vencedores do concurso ExpoQueijo Brasil

Publicado por
Ricardo Miranda

Mais de 660 queijos foram avaliados pelos jurados durante a ExpoQueijo Brasil 2022 em Araxá, no Alto Paranaíba. O Concurso Internacional teve a participação de produtores brasileiros e de outros cinco países: Itália, Chile, Bolívia e Portugal. 32 categorias foram premiadas e os 15 finalistas com maiores pontuações disputaram o chamado “super ouro”, prêmio máximo da competição. Pelo segundo ano consecutivo, os italianos venceram a disputa.

Governador Romeu Zema e o Secretário Thales Fernandes visitaram a ExpoQueijo Brasil em Araxá. (Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Os três primeiros colocados na grande final foram queijos produzidos na Itália. “Temos o grande campeão, que é italiano mais uma vez, mostrando a força do nosso concurso internacional. E, principalmente, tivemos premiações de ouro, prata e bronze, nas nossas regiões, do Sul ao Norte de Minas, mostrando a excelência do queijo mineiro”, destacou o Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes.

O grande vencedor do concurso foi o Gorgonzola Dop Piccante, do produtor Caseificio Defendi Luigi, que concorreu na categorias de queijos azuis com leite de cabra, ovelha ou vaca. Em segundo e em terceiro lugar, respectivamente, ficaram o Sbrinz Fromelle Ouro, de Docina Nutrição, e o Caciocavallo di Agnone, produzido por Caseificio di Nucci, que disputaram o concurso nas categorias “Queijos de leite cru de vaca, com massa cozida, casca lisa e maturados” e “Queijo de massa filada maturado”.

“É uma grande emoção estar presente aqui mais uma vez neste ano, representando a tradição leiteira e queijeira italiana, essas empresas que atravessam gerações. É uma honra levar essa alegria para eles que a gente vivenciou aqui”, destacou Pedro Albano, representante das queijarias italianas na premiação.

Mais de 600 queijos foram avaliados pelos jurados. (Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Produtores nacionais

O queijo brasileiro melhor classificado entre os finalistas foi o Pyramide, do Laticínio Eldorado, de Igarapé do Meio, no Maranhão. O produto é feito com leite de cabra e, após o desmolde, recebe uma camada de carvão vegetal e é pulverizado com bolor.

Entre os queijos de Minas Gerais, o melhor colocado no ranking foi o Maria Fumaça, da Fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu, no Sul do estado, vencedor na categoria de queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

1 mês atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

1 mês atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

1 mês atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 mês atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 mês atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 mês atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!