Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Belo Horizonte
25º

Minas ganha mais uma região produtora de Queijo Minas Artesanal

Região Entre Serras da Piedade ao Caraça inclui seis municípios que já possuem histórico de produção de Queijo Minas Artesanal

Delmar Nunes Macedo é produtor de Queijo Minas Artesanal. (Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Ricardo Miranda
23 de abril de 2022
compartilhe

O governo de Minas anunciou, esta semana, que o Instituto Mineiro de Agropecuária, o IMA, reconheceu oficialmente a Região “Entre Serras da Piedade ao Caraça” como a 10ª região produtora do Queijo Minas Artesanal. A região inclui os municípios de Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté, entre as serras da Piedade e do Caraça.

Governador Romeu Zema diz que reconhecimento vai permitir ampliação dos negócios. (Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)

Minas Gerais já tinha nova regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e Serras da Ibitipoca. O governador Romeu Zema afirmou que o reconhecimento da região “Entre Serras da Piedade ao Caraça” assegura a qualidade do produto e melhora a remuneração para os produtores. “O produtor rural terá condição de desenvolver sua produção, contratar mais pessoas e gerar mais empregos. O Governo do Estado, diferentemente do que aconteceu passado, agora dá condições para que o queijo seja produzido com segurança sanitária e colocado nas gôndolas dos supermercados com muito mais valor”, afirmou.

Ampliação dos negócios

O reconhecimento da nova região foi feito pelo IMA com base em um estudo técnico elaborado pela Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Fernandes, afirma que a mudança vai permitir que os produtores do tradicional queijo mineiro possam ampliar os negócios, chegando a novos mercados. “Com a caracterização e conseguindo a habilitação sanitária, o produtor poderá comercializar seu queijo em todo o território nacional com o Selo Arte. Minas Gerais é o estado que possui o maior número de queijarias com este selo, que habilita a comercialização em todo o país. É muito importante ver estas políticas públicas saírem do papel e chegarem diretamente ao produtor, por meio das nossas vinculadas Emater-MG, Epamig e o IMA”, destacou.

compartilhe