Minas Gerais mantém o título de maior produtor nacional de café. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foram colhidas 21,45 milhões de sacas neste ano, o equivalente a 46% da safra em todo o país. Além dos números, este protagonismo será representado com o estado que vai sediar a Semana Internacional do Café, de volta ao Expominas, em Belo Horizonte, entre 10 e 12 de novembro.
O café é cultivado em 451 municípios de Minas, em uma área de 1,3 milhão de hectares. O do tipo arábica corresponde a aproximadamente 99% de todo o montante produzido no estado. Outro dado que impressiona é a quantidade de países na lista de exportação. São mais de 80, incluindo China, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão, entre os maiores compradores. Este interesse expressivo dos compradores internacionais pode ser justificado pela qualidade e diversidade do produto na região.
O recorde histórico de produção mineira continua sendo da safra de 2019, quando foram produzidas 34,65 milhões de sacas. Os números caíram em 2020 e 2021 devido ao ciclo de bienalidade negativa, agravado por perdas causadas pela estiagem e as severas geadas, que levaram muitos produtores a perderem grande parte de suas lavouras.
A Semana Internacional do Café é um evento esperado pela Seapa e por toda a cadeia produtiva do café em Minas por impulsionar conexões de negócios e expansão de conhecimento. Para saber mais detalhes sobre a programação, com datas e horários, acesse www.semanainternacionaldocafe.com.br.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais