As cidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, estão recebendo máquinas para recuperação sustentável e ecológica de estradas rurais. Cada um dos 25 municípios vão receber três máquinas para ajudar na trafegabilidade das vias importantes para o escoamento da produção agropecuária. As doações feitas pela mineradora fazem parte do Termo de Reparação assinado entre o Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e a Vale.
Além da entrega das máquinas, o projeto prevê ainda uma segunda fase com capacitação técnica para servidores das prefeituras, focada no uso dos veículos para a recuperação das estradadas. As duas fases somam investimento de mais de R$ 51 milhões. Os equipamentos doados para as prefeituras foram escolhidos pelos gestores municipais, de acordo com as necessidades das cidades. O Termo de Reparação inclui nove projetos em execução nos 25 municípios da bacia do Paraopeba, além de outros sete em Brumadinho, com o objetivo de minimizar os danos causados pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão.
“A entrega dessas máquinas mostra o comprometimento do Governo do Estado para que a população dos municípios atingidos seja de fato beneficiada pelos resultados do termo de reparação com ações efetivas de melhorias em suas cidades e em suas vidas, mas sem nos esquecermos nunca que esse termo deriva de uma tragédia que infelizmente causou muita tristeza e dor”, ressalta Luisa Barreto, secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais