Eventos

Nascem 2 filhotes de muriquis em área de preservação de MG

Publicado por
Washington Bonifácio

A Semana do Meio Ambiente foi marcada por um nascimento mais que especial na Região das Matas de Minas. Dois filhotes de muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) nasceram na Mata do Sossego, em Simonésia. A área é uma unidade de preservação ambiental e serve de lar para famílias de muriquis e outros animais.

A notícia do nascimento revelada pelos pesquisadores do projeto Muriquis do Sossego, é uma informação que traz esperança no trabalho de preservação da Mata Atlântica e de seus habitantes.

Monitoramento dos animais

Na região existe um projeto que é executado pela ONG Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), que há vários anos monitora a população de muriquis-do-norte da Mata do Sossego. A entidade dedica esforços pela manutenção da integridade do corredor ecológico Sossego-Caratinga, onde se localizam as reservas particulares RPPN Sossego do Muriqui e a RPPN Mata do Sossego.

A área exerce uma relevante função no equilíbrio climático e abriga riquíssima biodiversidade, além de ser o berço de dezenas de nascentes responsáveis por irrigar terras de diversas propriedades rurais de Simonésia e Manhuaçu.

Emoção

O naturalista Theo Anderson, que há dez anos mora na floresta e atualmente é o administrador da Base de Campo da RPPN Sossego do Muriqui, criada por decreto estadual em 2018, acompanha o dia a dia dos muriquis e de outros animais que lá habitam. Ele comenta sobre a emoção de presenciar uma das fêmeas que há nove anos viu nascer, dar luz a um belo filhote.

“Trata-se de uma espécie em que existem menos de 1.000 exemplares na natureza nos 10% restantes da Mata Atlântica. Cada indivíduo conta e muito no processo de perpetuação da espécie que está na categoria de criticamente em perigo de extinção. É uma satisfação, emoção e privilégio poder fazer esse registro, ainda mais porque o grupo de muriquis do Sossego é pequeno e muito difícil de ser monitorado por causa da extensão da floresta e de estar em uma topografia altamente montanhosa”, revelou o pesquisador.

O pesquisador administra o projeto de proteção aos muriquis na região. (Foto: Theo Anderson)

Fernanda Pedreira Tabacow, primatóloga do MIB, que coordena o projeto “Muriquis do Sossego” desde 2011, enfatiza a importância da criação das duas unidades de conservação em um contexto onde outras áreas preservadas por pequenos produtores rurais que são interligadas permitem a circulação tanto dos muriquis quanto de outros animais que ali fazem seu habitat. “Associado a preservação da fauna, devemos levar em consideração que 100 milhões de pessoas dependem das águas produzidas no Bioma Mata Atlântica, o que também dá autenticidade a tudo que é feito na Mata do Sossego. E a boa notícia do nascimento de mais dois filhotes consolida tudo que foi feito principalmente no que se refere ao monitoramento continuado com os muriquis. É uma espécie ‘guarda-chuva’ encontrada em algumas ilhas da Mata Atlântica”, concluiu a pesquisadora.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

17 horas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

18 horas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

4 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

6 dias atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

6 dias atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!