O combate aos incêndios acontece por terra e por céu, com o uso de aviões de bombardeio d’água.
Bombeiros de toda a Europa foram convocados para uma Força Tarefa na França, nesta sexta-feira(12), segundo informou a Agência Reuters. O objetivo é combater um grande incêndio florestal que atinge o país. Enquanto isso, partes da Inglaterra enfrentam uma seca severa, com sucessivas ondas de calor no continente renovando o foco nos riscos das mudanças climáticas.
Grande parte da Europa enfrentou semanas de temperaturas altas que levaram a grandes incêndios florestais. Os níveis de água do rio Reno na Alemanha estão baixando, inclusive alguns navios não conseguem mais navegar, segundo operadores de transporte. A nascente do rio Tâmisa da Grã-Bretanha reduziu a vazão, em relações aos anos anteriores.
No centro de Portugal, um grande incêndio florestal já chegou ao sétimo dia, com 1.600 bombeiros apoiados por 13 aviões bombardeiros, incluindo um enviado da Espanha, combatendo o incêndio que destruiu cerca de 15% do parque nacional da Serra da Estrela. Depois de ter começado na zona da Covilhã no sábado, o fogo alastrou-se consumindo cerca de 15 mil hectares no total.
As altas temperaturas e o agravamento da seca trouxeram um alto risco de novos incêndios em Gironde, no sudoeste da França, segundo autoridades locais. Na região, um incêndio florestal que persiste há dias, queimou milhares de hectares e desalojou 10 mil pessoas.
Bombeiros da Alemanha, Romênia, Grécia e outros países estiveram ao terreno para ajudar a França a combater o incêndio na região -lar do vinho de Bordeaux – e em outras frentes, inclusive na Bretanha, no noroeste.
Os homólogos europeus da França também enviaram mais dois aviões de bombardeio d’água, além dos quatro que já emprestaram para os esforços de combate a incêndios no país.
O risco de novos incêndios é muito grave considerando as condições climáticas, segundo a prefeitura de Gironde.
“O dia provavelmente será complicado, já que as temperaturas continuam a aumentar e a umidade continua a cair, então obviamente continuamos vigilantes e mobilizados”, disse o alto funcionário local Ronan Leaustic em entrevista coletiva.
A previsão meteorológica oficial Meteo France previu temperaturas de até 40 graus para sudoeste da França. A onda de calor, oficialmente a terceira da França neste verão, deve diminuir no sábado e terminar no domingo com tempestades, é o que preveem as autoridades.