A Fundação Renova, responsável pelas medidas recuperação ambiental, em decorrência do rompimento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, está com o edital aberto. A ideia é mobilizar 4.500 produtores rurais em 25 municípios da bacia do Rio Doce, por meio do Edital de Adesão de Produtores Rurais aos Programas de Restauração Florestal.
Serão recuperados mais de 13 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de recargas hídricas dentro de propriedades rurais nas bacias dos rios Manhuaçu, Santa Maria do Doce, Bananal, Pancas, Corrente Grande e Guandu. Além disso, por meio da iniciativa, 960 nascentes serão recuperadas nas bacias dos rios Bananal, Pancas, Corrente Grande, Rio Turvo Limpo, São João Grande e São João Pequeno. A fundação será a responsável por executar a restauração florestal com o fornecimento de insumos, mão de obra e assistência técnica.
A mobilização será remota, devido aos riscos impostos pela pandemia de Covid-19, e terá o WWF-Brasil como parceiro no processo. O produtor que tiver a inscrição validada no edital terá apoio técnico para a construção de bebedouros ou disponibilização de área exclusiva para o gado na propriedade; melhoria na produção e na qualidade de água e recebimento de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) após um ano de implantação do projeto.
“O Edital de Restauração Florestal 2021, sem dúvida, é um passo importante para as ações de restauração florestal da Fundação Renova. Esse quantitativo [13 mil hectares], somado a outros editais anteriores, contribui para alcançar as metas da instituição de restaurar 40 mil hectares e recuperar cinco mil nascentes na bacia do rio Doce”, explica Leda Fontelles Da Silva, especialista socioambiental em Água e Agricultura da WWF-Brasil.
O Pagamento por Serviços Ambientais é um valor pago para aqueles que se comprometem a recuperar as áreas dentro da propriedade rural, em especial nascentes, mananciais e fontes de água. Até maio de 2021, R$ 425,9 mil foram pagos a produtores rurais na Bacia do Rio Doce. Segundo a Fundação Renova, até agora, mais de 1000 nascentes já foram recuperadas e nesta etapa mais 1000 vão entrar na lista de serviços.
A adesão de Produtores Rurais aos Programas de Restauração Florestal é uma oportunidade de contribuir com o meio ambiente e ainda ganhar com os pagamentos pelos serviços ambientais prestados. Desta maneira, o produtor será duplamente beneficiado. As inscrições vão ficar abertas até o dia 1º de dezembro de 2021 no site da Fundação Renova. A inscrição é gratuita e voluntária.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais