A cidade de Cataguases fica na Zona da Mata Mineira. Ainda que a região não tenha a piscicultura como principal atividade, a demanda pelos cursos aumentou consideravelmente nos últimos tempos, uma vez que o produtor rural percebeu que é possível investir em outras atividades. São raras as propriedades que não possuem um açude ou um tanque. Com isso, passam a enxergar a possibilidade de aumento de renda a partir da expansão do negócio.
Visando essa criação, uma parceria do município com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), a prefeitura realizou, na última semana, o Dia de Campo sobre piscicultura e criação de tilápia. Reunindo diversos produtores rurais do município e região, o evento levou conhecimento para quem já trabalha com criação de peixes, além de despertar o interesse naqueles que ainda não produzem.
Os produtores participaram de uma palestra sobre criação de tilápia, seus aspecto técnicos e econômico. A palestra foi ministrada pelo técnico da Emater Fabrício Ferreira Nunes. Em sequência, foi realizada a parte prática quando os participantes visitaram o sítio do Colégio, uma propriedade onde a atividade é desenvolvida com sucesso.
A coordenadora da secretaria de Agricultura Thamyres Assis destacou que a atividade é favorável para ser implementada em Cataguases, pelo clima e disponibilidade de água. “Além disso, pode ser desenvolvida em pequenas propriedades rurais, que são a maioria em nosso município.”
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais