Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Plantio diminui, mas agricultores do Triângulo projetam maior produtividade

Números mostram que houve diminuição na área plantada das lavouras de milho e soja, na comparação com os dados de 2021

Plantio de soja foi ligeiramente menor que no ano passado. (Foto: Emater)
Ricardo Miranda
26 de fevereiro de 2022
compartilhe

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o Conselho Gestor de Safra que a safra verão 2021/2022 teve diminuição na área plantada de grãos, incluindo soja e milho. Apesar disso, as condições climáticas favoráveis apontam para um crescimento na produtividade.

No caso da soja, o Conselho apurou um total de 83.600 hectares em 2022. O número é pouco menor que o registrado no ano passado, quando foram cultivados 85.700 hectares do grão. Apesar disso, a expectativa é de uma produção maior. “As chuvas fartas, com períodos de sol, têm sido benéficas para a cultura”, explicou Petrônio Silva, agrônomo extensionista da Emater.

Mesmo com diminuição das lavouras, agricultores estimam que a produtividade será maior este ano. (Foto: Prefeitura de Uberaba)

O plantio de milho diminuiu ainda mais. O Conselho informou que a área plantada nesta safra foi de 19.700 hectares, uma redução de 5.300 hectares em relação ao ano passado. Assim como no caso da soja, a produtividade também aumentou em até 15 sacas por hectares, segundo os agricultores. “Como as chuvas se iniciaram mais cedo, alguns preferiram investir primeiro na soja, até por rentabilidade do momento, deixando para plantar milho na safrinha”, disse o agrônomo Salvador Miziara.

Situação de outras culturas

O Conselho Gestor também divulgou a situação das lavouras de cana de açúcar. Foram plantados 117.300 hectares em Uberaba, um crescimento de 2% na comparação com o ano passado que teve o cultivo de 115 mil hectares.

Um projeto da Universidade Federal do Triângulo (UFTM) e Secretaria de Agronegócio, utilizou um sistema de monitoramento via satélite para monitorar a situação da silvicultura. O Conselho Gestor confirmou o cultivo de 6.750 hectares de eucaliptos no município, crescimento de 15% em relação à safra de 2021.

A secretário de Agronegócio de Uberaba ficou satisfeito com os números. “Foram detectadas pequenas reduções nas áreas de milho e soja, porém, a expectativa é de crescimento na produtividade da atual safra. A média do milho colhido em 2022 tem apontado para tanto, com 165 sacas por hectare. Quanto à soja, conversei com produtores que estão falando em 70 sacas por hectare. Número que, se confirmado, demonstrará a alta produtividade das nossas lavouras de soja”, finalizou José Geraldo Borges Celani.

compartilhe