Oito municípios atendidos pela Emater ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), iniciaram as atividades do projeto “Popularização de tecnologias para uma produção agrícola sustentável como forma de promover o desenvolvimento rural, a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida da população”. O projeto de autoria da pesquisadora Wânia dos Santos Neves é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem vigência de 12 meses.
O objetivo é divulgar trabalhos científicos e tecnologias a grupos assistidos por instituições de apoio social, visitas técnicas, seminário, cursos, palestras, práticas laboratoriais e ciência. As cidades de Araponga, Janaúba, Nova Porteirinha, Rio Doce, Sete Lagoas, Prudente de Morais, Viçosa e Piranga são beneficiadas. O projeto é voltado para produtores rurais, alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior e moradores de comunidades rurais.
“Todas essas atividades têm como objetivo despertar no público o interesse pelos diversos ramos das ciências tendo como tema base a sustentabilidade”, explica a pesquisadora Wânia Neves, acrescentando que as ações são propostas pelo Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da EPAMIG. “Serão abordados o controle biológico de pragas e doenças, tecnologias para redução do uso de agrotóxicos e práticas agroecológicas, tendo como foco a biodiversidade e seus ecossistemas, a produção agrícola sustentável e a preservação do meio ambiente”, completa.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais