Depois que a prefeitura de Governador Valadares, no Leste de Minas, colocou em prática uma lei que prevê multa aos donos e apreensão de animais abandonados na rua, as ocorrências de abandono diminuíram na cidade.
Segundo o veterinário que toma conta do curral da prefeitura, Gilmar Neves, no início do projeto, cinco anos atrás, eram apreendidos, por dia, de 50 a 60 animais, a maioria muares e equinos. Hoje esse número caiu pela metade.
“As pessoas estão mais conscientes. Elas sabem que cuidando bem do animal ele vai ter mais longevidade. Automaticamente isso refletiu no número de acidentes também em rodovias, pois não se vê hoje cavalos soltos nas pistas”, disse.
Um caminhão da prefeitura faz ronda todos os dias, duas vezes por dia, em toda a cidade. Todo animal encontrado na rua é apreendido e levado para um espaço onde recebe alimentação duas vezes ao dia, sombra e água.
“Aqui o animal é microchipado. Nesse microchip eu armazeno todos os dados do proprietário. Se o animal reincidir já saberemos a quem será destinada a multa. Os casos de reincidência são muito baixos”, revelou.
Quer saber aonde é colocado o microchip?
Veja o vídeo abaixo:
A cidade desenvolveu o projeto para diminuir o número de acidentes envolvendo animais soltos nas ruas e também para combater os maus tratos que muitos sofriam. A equipe da TV Alterosa Leste esteve ao curral no início da implantação. Veja como o espaço era lotado de animais machucados. Hoje a realidade é diferente.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais