O Conselho Nacional do Café (CNC) promoveu um encontro entre o Comitê de Estatística da instituição, a Fundação Procafé, e o pesquisador Dr. José Braz Matiello, um dos responsáveis pelo trabalho de levantamento das áreas afetadas por geadas.
O estudo proporcionado pela Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB) e validado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), será utilizado para classificar e qualificar os produtores que terão direito aos recursos especiais do Funcafé (R$ 1.319 bilhão), reservados exclusivamente às propriedades atingidas pela seca e geada.
Ao todo foram visitadas 1385 propriedades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, principais regiões atingidas pelos eventos climáticos adversos. Os dados principais levantados no questionário foram: a área total de cafés adultos e de plantas novas; áreas de produções, colhidas ou a colher; áreas afetadas por geadas com respectivos níveis de danos; a previsão de colheita para 2022, sendo antes da geada e depois dela; e a intenção do produtor com relação ao manejo (irá recepar, renovar a lavoura, abandonar ou migrar de cultura).
Veja também: Liberação de crédito para cafeicultores.
Mapa: definidas condições para liberação de crédito para cafeicultores
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais