Somente os produtores que fazem parte do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte da regional do Sistema FAEMG, em Passos, enviaram 515 amostras de café para o Cupping 2022. Ao todo foram recebidas 1.600 amostras, que foram selecionadas e preparadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho (IFSULDEMINAS).
Desde a primeira edição, em 2018, o concurso ressalta o reconhecimento do trabalho de produtores rurais, técnicos e supervisores de campo do programa. Da região de Passos, no Sudoeste de Minas, concorrem produtores de: Muzambinho, Monte Belo, Areado, Alterosa, Conceição Aparecida, Nova Resende, Guaranésia, Cabo Verde, Campestre, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Carmo do Rio Claro, Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e Ibiraci.
“A primeira etapa do Cupping será descentralizada. Foram selecionadas quatro cidades – Caratinga, Boa Esperança, Manhuaçu e Passos – para a primeira etapa de provas e classificação. Os 60 melhores cafés dessa seleção serão classificados para a segunda etapa, quando será feita uma prova para ranquear as amostras. É desta última que sairão os campeões, que serão conhecidos na Semana Internacional do Café deste ano”, comenta a analista técnica e coordenadora do concurso, Nathália Rabelo.
Uma das novidades desta edição foi a implementação do aplicativo Flowins, que irá promover uma maior dinamização das informações e agilidade dos resultados dos laudos, que chegarão diretamente no celular dos produtores.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais