Agricultura

Programa de capacitação gratuito melhora renda de produtores rurais

Publicado por
Ricardo Miranda

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Secretaria Municipal de Agronegócios, Economia e Inovação (Smaei) comemora os bons resultados do Programa Novo Agro. Só este ano, a iniciativa já realizou mais de 800 visitas técnicas a 85 interessados, além de apoiar trabalhadores da agroindústria de pequeno porte, agroecologia, avicultura caipira e aquicultura. O objetivo do projeto é auxiliar agricultores a potencializar negócios rurais, além de estimular a implantação de novos empreendimentos, para geração de renda e melhora da qualidade de vida no campo.

Além das visitas técnicas, o Programa Novo Agro proporcionou mais de 370 horas de cursos e treinamentos gratuitos. Foram abordados vários temas, como boas práticas de manipulação, custo de produção, maturação em queijos minas artesanal, criação de animais aquáticos em tanques escavados, técnica de produção de peixe com cultivo de hortaliças sem solo, organização e mercado para cooperativas, biosseguridade, agente de turismo rural, entre outros.

Durante a prestação de contas, a Smaei destacou que o projeto conseguiu estimular economicamente produtores rurais responsáveis pela comercialização de mais de 30 toneladas por mês de produtos para o Pnae, Programa Nacional de Alimentação Escolar, além de mercados, supermercados, panificadoras e restaurantes da região. “É uma prestação de contas do que todos nós, ao lado de grandes parceiros, desenvolvemos ao longo deste ano e também para discutir projetos futuros que beneficiarão os produtores da região e consequentemente à sociedade. São números significativos de trabalhos realizados, de projetos que saíram do papel e que se tornaram em grandes ações transformadoras que incentivam a produção dos pequenos produtores rurais participantes do Novo Agro”, afirma Thalita Jorge, secretária da pasta.

Para a realização das atividades do Novo Agro, a prefeitura firmou diversas parcerias, incluindo: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Centro Universitário UNA, Emater, Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), Fazenda Experimental Água Limpa (UFU) Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sebrae, Senac, Sesc, Senar, Sindicato Rural de Uberlândia e produtores rurais selecionados.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

3 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

3 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

3 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

3 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

4 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!