O Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) vai pagar bônus para 10 produtos, neste mês. O PGPAF contempla os cultivos cujos preços recebidos pelo produtor ficaram abaixo da garantia. Os cálculos são realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O benefício entrou em vigência nesta semana, com validade até o dia 9 de setembro.
Uma das novidades é a inclusão da cebola (SP) na lista. Isso aconteceu por causa da pulverização da oferta e da boa produção nacional, que influenciaram a queda de preços do bulbo. Já a banana (AL) e a manga (BA) estão de saída. Os preços da manga recuperaram o valor de mercado e estão favorecendo os produtores.
Além da cebola, neste mês também estão sendo atendidos pelo PGPAF: banana (ES e PB), cará (ES), inhame (ES), maracujá (BA, CE, SE e SC), borracha natural (MA), cacau (AM), açaí (AC), feijão caupi (MT) e castanha de caju (PB, PE e PI).
A publicação da portaria com os valores do bônus mensal é realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que repassa aos agentes financeiros. Estes, por sua vez, concedem o desconto aos produtores nos seus financiamentos do Pronaf de forma automática, sem necessidade de solicitação.
Clique aqui e confira a lista completa do PGPAF no Diário Oficial da União, com os percentuais de desconto para cada produto.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais