Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,22
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 12º

Programa Mais Energia promete melhorar o agro mineiro

Zema disse que vai construir 200 subestações de energia em Minas

Subestação de Alpercata
Subestação de Governador Valadares, em Alpercata. (Foto: Washington Bonifácio)
Washington Bonifácio
24 de setembro de 2021
compartilhe

Governador Valadares, no Leste do Estado, foi a cidade escolhida por Romeu Zema(Novo) para o lançamento do programa Mais Energia. Segundo o chefe do executivo mineiro, o estado vai construir 200 novas subestações de distribuição de energia, em diversas regiões. A previsão é a de que todas estejam concluídas até 2027.

Em Governador Valadares as obras já começaram. O sistema de reforço elétrico vai beneficiar Alpercata, Periquito e Valadares. A previsão é a de que esta obra seja entregue no início do ano que vem. Cem mil clientes da Companhia Energética de Minas Gerais(Cemig) devem ser beneficiados com a iniciativa.

O Agro

Durante entrevista coletiva, o governador explicou que Minas Gerais tem, hoje, 415 subestações de distribuição que não têm sido suficientes. No período de crise hídrica, existe o risco de apagão, por falta de capacidade para armazenar energia. O programa Mais Energia quer aumentar para 615 o número de unidades distribuidoras. Para segundo o governador,  por fim na demanda reprimida e melhorar as condições de quem precisa de altas voltagens para girar a economia, como é o caso do agronegócio.

Romeu Zema

Romeu Zema diz que este é o maior investimento da história da Cemig. (Foto: Washington Bonifácio)

“Precisamos de energia trifásica para as mais de 600 mil propriedades rurais de Minas. Hoje a grande maioria delas é atendida apenas por energia monofásica o que significa, muitas vezes, que o proprietário nesta terra acaba tendo condição de ligar apenas a TV, a geladeira e o chuveiro. E se precisa ligar um equipamento mais robusto a energia não tem como atender” disse Romeu Zema.

Ainda segundo o governador, serão investidos 5 bilhões na construção das instalações o que representa o maior investimento da história da Cemig.

“Com esse programa nós vamos levar para os proprietários rurais uma energia que propicie o agronegócio e não uma economia rural de subsistência como é o que acontece hoje, na maioria dos casos”, finalizou Zema.

Veja abaixo um vídeo da subestação, em construção, na cidade de Alpercata:

compartilhe