Em parceria com o Sistema Senar e com Fundação Credinor, entidade cooperada e braço social do Sicoob Creninor no Norte de Minas, o Programa Negócio Certo Rural chegou, em novembro de 2022, à cidade de São João do Pacuí, no norte do estado. O foco é o estímulo ao empreendedorismo, para otimizar a gestão da fazendas, melhorar os negócios já existentes e incentivar a implementação de novas oportunidades.
Em São João do Pacuí, a turma do programa é composta por produtores da agricultura familiar, que atuam em diferentes ramos, como avicultura, apicultura e bovinocultura de corte e de leite. 14 propriedades da região já receberam as orientações do projeto. AS atividades envolvem momentos teóricos em salas de aula e consultorias nas fazendas, para transformar a mentalidade na atuação no campo. “O foco principal é entregar para eles as técnicas de gerenciamento do negócio. Os participantes conhecem cada atividade que é executada na propriedade, mas eles não têm o hábito de anotar, de acompanhar o que tem sido feito, os gastos, a rotina de trabalho, preço de insumos usados, etc. E além de saber anotar é preciso saber interpretar, para descobrir qual gargalo no processo de produção”, alerta Leonardo Brant, instrutor do programa.
Cleyton Lafetá Flávio é um dos produtores que participam do Programa. Hoje ele é o responsável pela fazenda da família, que durante muitos anos foi utilizada para criação de gado de corte e de leite. Com o tempo, o negócio passou a não conseguir bons resultados. Atualmente Cleyton aluga o pasto e trabalha com uma pequena criança de galinhas e abelhas. Com o projeto, ele entendeu que o negócio tem potencial para crescer ainda mais e pode organizar a gestão da fazenda. “Não tínhamos a noção muito clara dos rumos que a fazenda estava tomando. Não sabíamos o preço das coisas ou valorizar o que é da gente. O curso tem me ajudado muito neste sentido e também para me organizar para começar 2023 diferente. Nosso objetivo é expandir as produções da avicultura e da apicultura. Até então foram muitos erros nestas atividades, por não saber executar coisas simples na propriedade”, comenta o produtor.
Com as orientações, Cleyton espera chegar a 100 frangos vendidos por semana, além de atuar com venda de ovos. Um galpão está sendo construído, com capacidade para 300 galinhas. A produção de mel vai passar a contar com 40 enxames, ampliando a produtividade. “O que eu vinha fazendo aqui era muito do que aprendi no dia a dia, por conta própria. A gente entra na internet e vê algumas coisas novas, mas quando pega um curso, como é o caso do Negócio Certo, aprendemos ainda mais, até mesmo na convivência com os colegas de sala que trazem contribuições e experiências”, conclui o produtor.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais