Agricultura

Programa Novo Agro capacita produtores rurais no Triângulo Mineiro

Publicado por
Ricardo Miranda

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Smaei, criou em 2017 o Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, o Novo Agro. O projeto é voltado para o acompanhamento técnico e capacitações de produtores rurais.

Projeto oferece qualificação e capacitação aos produtores rurais. (Foto: Prefeitura de Uberlândia)

Desde que foi criado, o programa contribuiu para a capacitação de vários agricultores. “O Novo Agro cria condições para que os pequenos produtores tenham acesso a capacitações, treinamentos, recursos produtivos e oportunidades de mercado, gerando valor e renda no campo”, explica a Secretária Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.

O projeto Novo Agro desenvolve ações em diferentes setores da agricultura, incluindo a agroeconologia, agroindústrias, aquicultura e avicultura caipira.

Balanço de 2021

A Prefeitura de Uberlândia divulgou um balanço com as atividades do Programa Novo Agro em 2021. Na agroecologia, por exemplo, foram 120 horas de assistência técnica para os 32 produtores inscritos. Os agricultores acompanhados cultivaram cerca de 50 tipos de hortaliças e 11 espécies frutíferas.

No ramo de agroindústria, ao longo de 2021 uma parceria do Novo Agro com a Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, retomou os treinamentos de Boas Práticas de Manipulação (BPM) e de gestão voltados para agroindústrias de pequeno porte. Ao todo, foram 55 horas de treinamento para 26 agro industriários.

31 pessoas participaram da qualificação em aquaponia. (Foto: Prefeitura de Uberlândia)

Na aquicultura, o Novo Agro reformou a estrutura de 10 tanques de alvenaria, realizou 24 visitas técnicas e incentivou a produção de pescados e alevinos. A Smaei também desenvolveu dois cursos de aquaponia, com 31 pessoas capacitadas para a produção de pescados e vegetais de forma sustentável.

Um dos principais pilares do Novo Agro é a avicultura caipira. Ao longo de 2021 o programa ajudou 15 produtores a obter o Registro de Granja Avícola junto ao IMA, Instituto Mineiro de Agropecuária. Com o apoio do projeto, os avicultores acompanhados produzem, em média, 214 mil ovos caipiras por mês.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

3 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

3 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

3 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!