Pecuária

Programa Queijo Minas Legal vai ajudar 650 produtores familiares

Publicado por
Ricardo Miranda

Foi anunciado pelo governo do estado o Projeto Queijo Minas Legal, que tem o objetivo de regularizar queijarias artesanais. Serão investidos R$ 2,8 milhões para viabilizar o trabalho, que deve passar por 150 municípios mineiros.

Com os recursos liberados pelo Governo do Estado vão ser feitos treinamentos dos profissionais do Sistema de Agricultura, além de visitas aos estabelecimentos que produzem queijo artesanal. O programa também vai financiar a análise laboratorial de amostras de água e queijos e assistência técnica às queijarias. A expectativa é que cerca de 650 produtores familiares sejam beneficiados.

Secretário de Agricultura Thales Fernandes participa do lançamento do programa. (Foto: Adriane Bicalho / Seapa)

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, o programa vai trazer avanços e contribuir para a expansão da produção de queijo artesanal de qualidade, com certificação. “Nós estamos trazendo desenvolvimento, gerando renda, agregando valor aos produtos mineiros. É isso que devemos fazer: garantir dignidade e prosperidade em Minas Gerais e simplificar cada vez mais as legislações ambientais e sanitárias para que o produtor possa ter sucesso”, afirma o secretário Thales Fernandes.

Produtores atendidos

O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. O plano de trabalho prevê o uso de R$ 192 mil para a estruturação de um laboratório da Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, além da compra de kits de testagem.

A Emater, Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais, vai selecionar 650 produtores de queijo do estado. Após isso estão previstas pelo menos 2600 visitas às queijarias para a realização de análises laboratoriais e microbiológicas físico-químicas de amostras de águas e queijos. A partir dos resultados será elaborada a assistência técnica aos queijeiros, “facilitando a descoberta de deficiências e perigos higiênico-sanitários nos itens comercializados e o trabalho de habilitação sanitária, de modo geral”, explica a Secretaria.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

23 horas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

23 horas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

4 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

6 dias atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

6 dias atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!