A prefeitura de Rio Piracicaba, na região Central do Estado, em parceria com a Emater-MG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, lançou recentemente o programa Semear Águas. A ação prevê a construção de várias bacias de captação e infiltração de água da chuva, as chamadas barraginhas.
Segundo a prefeitura, o objetivo do programa é aumentar a capacidade hídrica do município, melhorando o abastecimento do lençol freático e diminuindo os efeitos da estiagem. Uma ação importante para o meio ambiente e também para os produtores rurais.
A construção das barraginhas também evita processos erosivos, comuns em regiões de pastagens. “Esses pontos estratégicos de retenção da água reduzem tanto o volume de chuva, que corre superficialmente, como a força da água. Isso ajuda a evitar que parte do solo, que está sendo erodido, chegue aos cursos d´água, evitando o assoreamento desse locais”, explica João Victor Canazart, chefe de Política e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Rio Piracicaba.
Para a construção das barraginhas os produtores terão acesso, gratuitamente, aos maquinários cedidos pela prefeitura de Rio Piracicaba. A Emater vai disponibilizar assistência técnica para a elaboração os projetos.
“A meta é construir mil barraginhas. Nós vamos orientar os trabalhos, definindo os locais mais aptos da propriedade para a construção, vendo o tamanho da precipitação e demais aspectos técnicos”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-MG Gustavo Barbosa.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais