Agricultura

Programa vai incentivar sustentabilidade na produção de cana

Publicado por
Ricardo Miranda

Foi lançado este mês o programa Produtor Responsável. A iniciativa é da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais em parceria coma Faemg, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado. Os detalhes do projeto foram apresentados durante a 14ª edição da Megacana Tech Show Brasil que aconteceu em Campo Florido, no Triângulo Mineiro.
O objetivo da ação é promover o desenvolvimento sustentável e incentivar melhorias contínuas nas empresas do setor sucroenergético, e também nas produtoras e fornecedoras de cana-de-açúcar. Os participantes vão contar com suporte especializado.

Objetivo é melhorar a sustentabilidade do setor. (Foto: João Lima)

Durante o projeto a Faemg vai verificar se o produtor rural está cumprindo normas trabalhistas, de segurança, saúde e meio ambiente, melhorando a gestão da propriedade e evitando multas. “Esse é o início de uma parceria cujo objetivo é aproximar o produtor das usinas, para que elas possam ter a tranquilidade de que estão adquirindo cana-de-açúcar vinda de um fornecedor responsável, que cumpre a legislação trabalhista e ambiental, com um selo de qualidade conferido por nós, com toda a expertise dos técnicos do Sistema Faemg/Senar”, destacou o presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo.

Boas práticas

O Programa Produtor Sustentável também desenvolveu uma cartilha de Boas Práticas para a Cultura da Cana-de-açúcar. O material tem o objetivo de oferecer orientações de forma simples, para contribuir com o trabalho nas lavouras. “O setor sucroenergético tem um compromisso firme de cumprir rigorosamente a legislação trabalhista e ambiental em Minas Gerais. Apoiar e participar de projetos e iniciativas como essa, do programa e cartilha Produtor Responsável, faz parte desse compromisso”, explica Mário Campos, presidente da Siamig, Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas.

A Faemg também prevê que toda a frota do sistema seja abastecida exclusivamente com etanol. “O programa Produtor Responsável representa um grande ganho. Ele vem para resgatar e fortalecer o aprendizado dos produtores rurais e sua forma adequada de trabalhar, trazendo mais tranquilidade e sobriedade ao setor sucroalcooleiro. Nesse contexto, destaco a atuação da Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar do Sistema Faemg no sentido de propor análises e discussões como, por exemplo, sobre a implementação da Norma Regulamentadora nº 31 (NR-31), que estabelece os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho rural”, explicou o presidente da Comissão, Carlos Márcio Guapo.

Os interessados em participar do projeto devem entrar com o Sistema Faemg pelo e-mail gda@faemg.org.br ou pelo telefone (31) 3074-3050.

Postagens Recentes

Cooperativa se destaca no Anuário 2023 do cooperativismo mineiro

A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais

1 semana atrás

Rapdinhas do agro: como estão as exportações de café, segundo o Cecafé

O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais

1 semana atrás

Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés será no Espírito Santo

Inscrições podem ser feitas online Ler Mais

1 semana atrás

Disponibilizados alguns recursos do Funcafé para o produtor rural

Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais

1 semana atrás

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 meses atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!