Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,24
Dólar R$ 4,81
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 10º

Projeto melhora produção das fazendas e incentiva preservação ambiental

FIP Paisagens Rurais ajuda na recuperação de áreas degradadas e, com isso, melhora na pecuária de corte

Técnico do SENAR orienta produtor
Pecuaristas recebem orientação técnica do SENAR pra melhorar produtividade e preservar meio ambiente. (Foto: divulgação SENAR)
Ricardo Miranda
12 de agosto de 2021
compartilhe

Promover o crescimento da pecuária sem abrir mão da preservação da biodiversidade. Esse é o objetivo do projeto “Gestão Integrada da Paisagem do Bioma Cerrado”, também conhecido como FIP Paisagens Rurais. A iniciativa reúne cerca de 4 mil pecuaristas, em diferentes estados do país, que recebem consultoria especializada e são incentivados a adotar práticas sustentáveis na conservação das propriedades e no manejo dos animais.

Com o projeto, a intenção é recuperar 100 mil hectares de pastagens degradadas e 8 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas legais na Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A iniciativa é coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O programa está auxiliando os produtores rurais a preservar o Cerrado e melhorar a pecuária de corte.

Técnico do SENAR orienta pecuarista

Técnicos do Senar orientam pecuaristas. (Foto: Senar)

Os pecuaristas que fazem parte do projeto contam com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Os técnicos avaliam como está sendo feito o manejo dos animais e orientam os produtores sobre as mudanças necessárias para preservar o meio ambiente e garantir renda.

Preservar e recuperar

Além de incentivar a preservação do cerrado, o projeto FIP ajuda os produtores na recuperação de áreas degradadas. Durante as visitas para assistência os técnicos do Senar avaliam a qualidade do solo e orientam sobre o uso de tecnologias para reduzir os custos e melhorar a qualidade do capim que alimenta o rebanho. Uma das técnicas utilizadas é o pastejo rotacionado.

Com a recuperação das áreas degradadas e melhorias da pastagem o programa consegue incrementar a produção, tornando a atividade mais sustentável. O programa conta com recursos na ordem de U$21 milhões do Fundo de Investimento Climático (CIF).

Assista o vídeo de apresentação do projeto FIP Paisagens Rurais:

 

compartilhe