Eventos

Confirmada terceira morte por raiva humana em MG

Publicado por
Washington Bonifácio

Confirmada a terceira morte causada por raiva humana em Minas Gerais. A terceira vítima da doença é uma adolescente indígena de 12 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital João Paulo II, no Centro de Belo Horizonte, e morreu na última sexta-feira (29). Ela vivia em uma aldeia Maxacali na área rural de Bertópolis, no Vale do Mucuri, e foi diagnosticada com raiva humana após ser mordida por um morcego.

As outras duas mortes são de moradores da mesma aldeia. Zelilton Maxacali, também com 12 anos, morreu no dia 4 de abril, por complicações da doença. uma criança, de 5 anos, morreu no dia 17 de abril. Os três casos tiveram o diagnóstico de raiva humana confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo os registros da SES, as três vítimas foram mordidas pelo mesmo morcego.

Aldeia indígena onde viviam as vítimas foi visitada por técnicos do IMA, depois de casos de raiva humana. (Foto: Elvis Passos)

Quarto caso investigado

Um quarto caso da doença está sendo investigado pela secretaria estadual. Uma menina, de 11 anos, apresentou sintomas de raiva humana. Por ser parente das outras vítimas, ela foi encaminhada para o hospital. A criança passou por exames e segue internada em observação. O quadro clínico é considerado estável.

Força-tarefa em Bertópolis

Depois do registro dos casos de raiva, técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estiveram na aldeia indígena, capturaram morcegos e fizeram palestras com as crianças do povoado. Eles orientaram que ninguém deve se aproximar dos morcegos, porque os animais podem estar infectados com a doença. Os técnicos permaneceram na vila por dois dias e recolheram amostras de animais para a realização de exames.

Morcegos foram capturados em grutas, em Bertópolis, e levados para exames. (Foto: Elvis Passos)

Medidas

A Secretaria de Estado de Saúde informou que novas doses de vacina antirrábica humana foram enviadas para a região no domingo (24). O soro antirrábico humano para a população exposta e vacina antirrábica animal para cães e gatos da região também foram enviados.

A secretaria orienta que, em caso de qualquer incidente com mamíferos silvestres ou domésticos, sobretudo morcegos, cães e gatos, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação da necessidade de adoção de medidas profiláticas, como administração de vacina e soro.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 dias atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 dias atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

5 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 semana atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 semana atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!