Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
26º 13º

Safra brasileira de grãos deve atingir 271,3 milhões de toneladas

Previsão divulgada pela Conab aponta que o resultado da safra de grãos deve ser 6,2% maior que o desempenho da temporada anterior

Conab estima crescimento de 6,2% na safra de grãos. (Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux)
Ricardo Miranda
11 de junho de 2022
compartilhe

De acordo com a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, a safra brasileira de grãos 2021/2022 está próxima de terminar. A estimativa é que a produção chegue a 271,3 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 6,2% em relação à temporada anterior. Os números foram apresentados pela companhia no 9º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado esta semana.

De acordo com a Conab, houve redução na estimativa de safra. (Foto: Mapa)

Apesar da estimativa de crescimento em relação à safra anterior, os números são menores que os divulgados em estimativas anteriores. “A estimativa inicial da Companhia era de uma safra ainda maior quando, no primeiro levantamento, era esperada uma produção de 288,6 milhões de toneladas. Mesmo com a redução na expectativa em 6,4%, os agricultores brasileiros serão responsáveis pela maior safra da série histórica. O bom desempenho ocorre mesmo em um ano em que as culturas de primeira safra, principalmente soja e milho, foram afetadas pelas condições climáticas adversas registradas na região sul do país e em parte do Mato Grosso do Sul”, destaca o presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro.

Desempenho das lavouras

Produção de milho deve crescer32,3% nesta safra. (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

O levantamento da Conab aponta para uma recuperação da produção de milho, que deve ter uma safra 32,3% maior este ano. “No entanto, ainda precisamos acompanhar o desenvolvimento das lavouras, principalmente nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Nesses locais, a cultura se encontra em estágios de desenvolvimento em que o clima exerce grande influência no resultado final. Considerando a segunda safra, cerca de 25,5% do milho do país ainda está sob influência do clima”, explica o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio De Zen.

Em relação à soja e ao arroz, a Conab afirma que a colheita das duas culturas já está praticamente finalizada. A produção de soja é estimada em 124,3 milhões de toneladas, queda de 10,1% na comparação com a safra anterior. A colheita de arroz deve ser de 10,6 milhões de toneladas, redução de 9,9% sobre o ciclo passado.

compartilhe