A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Varginha e o Sebrae Minas lançaram recentemente o Planejamento Estratégico do município, que vai identificar as potencialidades de crescimento econômico a partir dos setores logístico e de produção e comercialização do café.
O objetivo é reunir empresas, instituições e lideranças locais e alinhar estratégias, a fim de constituir uma inteligência colaborativa para ampliar a competitividade empresarial no município e na região.
“O município deve ser o protagonista na construção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento econômico local. E instituições como o Sebrae apoiam estas iniciativas com ferramentas que permitem explorar a vocação e o potencial da cidade”, explicou o analista do Sebrae Minas, Francisco Corrêa.
O Planejamento Estratégico de Varginha foi realizado a partir da Metodologia Foresight, já consolidada em nível internacional, que antecipa um cenário macroeconômico para os anos de 2022 a 2025. Esta abordagem produz conhecimentos a partir do passado e do presente, para fornecer dados e informações estratégicas.
Varginha vende 25 milhões de sacas de café por ano e tem capacidade de armazenamento estático para 10 milhões de sacas. O Porto Seco exportou, em 2020, 700 mil sacas de café. Grandes players do mercado mundial, como Stockler (Grupo NKG), Louis Dreyfus, Volcafé, entre outros, estão no município.
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais
Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais
Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais