Eventos

Selo Cozinha Mineira transforma comida em patrimônio cultural

Publicado por
Washington Bonifácio

Na próxima segunda-feira(21) a cidade de Tiradentes será palco de uma iniciativa voltada para a valorização da cozinha mineira. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico, apresenta a identidade visual que será utilizada como selo do Inventário da Cozinha Mineira, projeto que visa reconhecer a cozinha mineira como patrimônio cultural de Minas Gerais.

Utilização

A identidade visual do projeto Cozinha Mineira será aplicada nas publicações e documentos oficiais, na página eletrônica e nas redes sociais do projeto. O logotipo será desdobrado em um selo que será utilizado por instituições e estabelecimentos comerciais que se tornarem parceiros do esforço de promoção e salvaguarda da Comida Mineira. A equipe do projeto pretende licenciar o selo para utilizá-lo em futuras campanhas de divulgação, em peças como fachadas de estabelecimentos, aventais, copos, toalhas, pratos, embalagens de produtos e utensílios, entre outras possibilidades.

“A essência da identidade visual é a ligação do modo de ser do mineiro, do qual a cozinha é parte fundamental, na alegria, na celebração, no acolhimento, na abundância e no orgulho de pertencer a uma comunidade que construiu e ressignifica este patrimônio vivo, que está sempre aberto para novas referências”, destaca Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Tiradentes

Um dos trunfos do reposicionamento de Tiradentes como polo gastronômico é o pedido, já em análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), de concessão do Selo Brasileiro de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, para o conjunto de produtos e serviços que compõem a gastronomia do município. O Selo foi instituído pelo INPI em 2021 para valorizar e destacar produtos e serviços tipicamente brasileiros reconhecidos por sua origem ou procedência.

Além da obtenção do selo do INPI, que vai oficializar Tiradentes como “cidade da cozinha mineira”, o projeto Renovar prevê, ainda para 2022, outras ações de planejamento, gestão e promoção do turismo local, como a produção do inventário da oferta turística, que contemplará o levantamento dos meios de hospedagem, atrativos turísticos, serviços de alimentação, eventos e manifestações culturais; a produção de estudo que avaliará as condições de acessibilidade e de mobilidade entre as atrações turísticas; pesquisa de tendências e vocação turística, que auxiliará na elaboração e criação de novos produtos e na formulação de políticas públicas setoriais; e ações de divulgação e revitalização da marca da cidade, de acordo com a nova estratégia de posicionamento.

 

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 dias atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 dias atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

5 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 semana atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 semana atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!