A Cooperativa de Café das Matas de Minas (Coocafé) divulgou uma nota informando a ida de uma startup francesa para a cidade cafeeira de Lajinha, na Região das Matas de Minas. Esta será a primeira unidade da empresa no Brasil. A terraplanagem do terreno onde será construída a fábrica já começou a ser feita. A previsão é que as operações na fábrica sejam iniciadas até o fim de 2022. A capacidade de produção anual atingirá 4 mil toneladas de biochar, o equivalente a mais de 6,5 mil toneladas de CO2 removidas a cada ano.
Semelhante ao pó de carvão, o biochar é produzido extraindo o carbono contido em resíduos do agronegócio. O processo, chamado pirólise, consiste na decomposição térmica do material carbonáceo e permite estabilizar, por centenas de anos, o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera. O biochar também possui grandes propriedades agronômicas quando colocadas no solo, pois permite reduzir drasticamente o uso de fertilizantes e aumentar a produtividade agrícola.
“Minas Gerais oferece condições ideais para desenvolver o modelo da NetZero, dada a grande quantidade de biomassa disponível e o impulso para transformar a agricultura em um modelo mais sustentável. Encontramos aqui um forte apoio ao nosso projeto, iniciando com o apoio da Coocafé, das autoridades locais do município de Lajinha, até encontrar o apoio Estado de Minas Gerais”, disse Pedro Figueiredo, CEO da NetZero Brasil.
A startup fechou a parceria com a Coocafé pelo potencial da cooperativa em manter a sustentabilidade do negócio, já que ela possui cerca de 10 mil cafeicultores locais, que vão fornecer a palha do café para as operações da empresa sustentável na região.
“Estamos orgulhosos de que a Coocafé e seus 10.000 cooperados sejam pioneiros no uso de biochar no Brasil. Vamos recuperar resíduos que antes não tinham uso adequado e produzir biochar para melhorar nossos solos. Estamos convencidos de que o biochar é uma grande solução para tornar nossa produção de café mais sustentável e de melhor qualidade. E, ao fazê-lo, cada um dos nossos pequenos produtores contribui para combater as mudanças climáticas. A sustentabilidade está no propósito da Coocafé, faz parte do nosso DNA, assim como a Inovação. E agora estamos trazendo para nossa região uma Inovação Sustentável”, revelou Fernando Cerqueira, presidente da Coocafé.
Segundo a startup, a capacidade de produção anual da fábrica de biochar atingirá 4 mil toneladas, o equivalente a mais de 6,5 mil toneladas de CO2 removidas a cada ano.
Saiba mais clicando aqui.
Entenda como funciona o processamento da palha do café:
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais