A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Sul de Minas, recomendou ao Ministério da Agricultura quatro novas cultivares de feijão mais resistentes a patógenos, para proporcionar a melhoria da qualidade do parque feijoeiro de Minas Gerais.
A previsão é que as sementes das cultivares BRSMG Amuleto (grãos tipo carioca), BRSMG Marte (grãos vermelhos), BRSMG Zape (grãos tipo carioca) e BRSMG Uai (grãos tipo carioca) estejam disponíveis no mercado nos próximos anos.
Os resultados das pesquisas são da UFLA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Embrapa Arroz e Feijão.
BRSMG Amuleto – O feijão carioca é o tipo comercial mais produzido e comercializado no Brasil. A cultivar BRSMG Amuleto, de grãos do tipo carioca, é proveniente do 12º ciclo de seleção recorrente do programa de melhoramento da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, junto a outras linhagens e algumas cultivares comerciais, foi avaliada nos ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) no período de 2016 a 2018 pela Epamig, UFV, UFLA e Embrapa Arroz e Feijão.
BRSMG Marte – A cultivar BRSMG Marte é proveniente de uma seleção de Linha Pura na linhagem SER 198, introduzida pela UFV a partir do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), localizado na Colômbia.
BRSMG Zape – A cultivar BRSMG Zape, de grãos tipo carioca, é originária do segundo ciclo de Seleção Recorrente do programa de melhoramento da UFV. De 2013 a 2015, a cultivar foi avaliada junto a outras linhagens e cultivares testemunhas, nos ensaios de VCU. Os experimentos foram conduzidos pela Epamig, UFLA, UFV e Embrapa Arroz e Feijão em 47 ambientes em Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal.
BRSMG Uai – A cultivar foi obtida pelo método de hibridação em um programa de Seleção Recorrente com foco em grãos tipo carioca, com arquitetura ereta de planta e boa produtividade.
As sementes das cultivares BRSMG Amuleto, BRSMG Marte e BRSMG Zape devem estar disponíveis no mercado a partir de 2023. Estima-se a produção de doze toneladas de sementes básicas da cultivar BRSMG Uai, em parceria com a Sementes JHS. O próximo passo será licenciar produtores de sementes certificadas e fazer o lançamento comercial da cultivar.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais