Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,26
Dólar R$ 4,85
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
24º 10º

Vazio sanitário: produtores de soja devem enviar declaração de conformidade

Prazo foi estendido até 31/07 a pedido do setor produtivo por conta do enfrentamento à pandemia

Plantação de soja
Produtores de soja tem até 31/07 pra enviar informações sobre situação das lavouras. (Foto: Divulgação Unplash)
Ricardo Miranda
21 de julho de 2021
compartilhe

Produtores de soja de todo o estado têm agora até o dia 31 de julho para apresentar ao Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) a declaração de conformidade do vazio sanitário da soja. O envio das informações sobre a situação fitossanitária das propriedades rurais é obrigatório e o não cumprimento pode acarretar penalidades.

De acordo com o IMA, na declaração constam informações como a data de encerramento da safra, a área de cultivo do grão e a extensão da propriedade rural. O documento levanta dados principalmente das regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, responsáveis por 70% de toda produção de soja no estado. O IMA explica que o cumprimento do vazio sanitário permite que o produtor se prepare para a próxima safra, aumentando a produtividade e a renda do negócio. Em 2020 o órgão recebeu 813 declarações de conformidade, superando a previsão de 740 monitoramentos.

Vazio sanitário

O principal objetivo do vazio sanitário é proteger as lavouras de soja da ferrugem asiática, principal praga que atinge a cultura. Durante o período de vazio, ao constatar a presença da guaxa, planta voluntária de soja, o produtor deve providenciar imediatamente a sua erradicação. Nesse período, não é permitido semear ou manter plantar vivas da cultura nas lavouras mineiras.

No período em que a medida vigora, as propriedades ficam livres das plantas, principais hospedeiros do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. O manejo indicado previne perdas econômicas aos produtores e é realizado antes do plantio do grão.

O envio da declaração de conformidade ao IMA pode ser feito de forma virtual, acessando o formulário disponível AQUI.

compartilhe