A produção de vinhos na Fazenda Capetinga, em Três Pontas, Sul de Minas Gerais, começou de maneira bem despretensiosa no ano de 2006. No município que pertence à tradicional região cafeeira e de grãos, um parreiral de vinte e um hectares deve produzir em 2021 mais de 40 mil garrafas do vinho Maria Maria, premiado internacionalmente.
Em 2017, a marca participou pela primeira vez do Decanter World Wine Awards. O prêmio é organizado pela revista Decanter, uma das mais tradicionais e respeitadas publicações sobre vinhos no mundo, na Inglaterra. Este ano 56 países enviaram mais de 18 mil amostras, explica Eduardo Junqueira Nogueira Neto, sócio-proprietário.
“Três palavras definem o trabalho: consistência, honra e agradecimento. Há cinco anos conseguimos um bronze com o nosso vinho gran reserva, uma bebida mais elaborada e conservada em barris de carvalho europeu. Neste ano de 2021 levamos mais duas medalhas na maior edição já realizada pela Decanter. Nossos rótulos premiados foram o Sauvignon Blanc 2020, com 90 pontos e medalha de prata, e o Syrah/Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2017, com 88 pontos e medalha de bronze”, finaliza Eduardo.
São engarrafados quatro tipos de vinho: o Sauvignon Blanc (branco), Syrah (tinto), Syrah/Cabernet Sauvignon (gran reserva), e o Syrah Rose (rose). Cada vinho leva o nome de uma mulher ligada à família do Eduardo. Na primeira safra, os vinhos se chamaram Agda (Syrah 2013), bisavó; Ada (Sauvignon Blanc 2013), tia avó; e Anne (Syrah Rose 2013), cunhada.
Amizade estampada no rótulo. O nome é uma homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento, que compôs em parceria com Fernando Brant a música “Maria Maria”, tradução da força da mulher brasileira. Amigo da família, Milton certa vez visitou a fazenda em Três Pontas, onde passou boa parte da infância, e ficou surpreso com a produção de uvas especiais.
“Ele [Milton] virou para meu pai e disse que era loucura plantar uvas no Sul de Minas. Por conta da amizade dos tempos de juventude em Belo Horizonte, o projeto foi em homenagem ao Milton”, completa Eduardo.
Eduardo Junqueira Nogueira Júnior, pai de Eduardo Junqueira Nogueira Neto, sofreu um ataque cardíaco e a partir daí iniciou novos hábitos alimentares. Por indicação médica, deixou a cerveja e passou a consumir todos os dias uma taça de vinho após viajar para vários lugares do Brasil e América do Sul. Com a ajuda de um pesquisador, Murillo Albuquerque Regina, implementou no parreiral, em 2009, uma técnica chamada de dupla poda ou poda invertida, que permite aos produtores colher a uva no período mais seco e, assim, garantir maior qualidade dos vinhos.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais