A partir de agora, produtores de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, têm assistência veterinária, que é a inseminação artificial de bovinos de leite. A parceria entre a executivo e o produtor rural busca trazer a oportunidade do melhoramento genético do rebanho leiteiro, objetivando gerar animais mais especializados e por sua vez gerando maior produtividade e rentabilidade à pecuária de leite. O produtor Marcos Carmarini, um dos primeiros a ser atendido, afirma que o auxílio do profissional faz toda a diferença no processo e na qualidade da inseminação. “ Há tempos eu faço a inseminação. Mas sem o acompanhamento do veterinário a gente não se sentia tão seguro quanto como agora. Faz muita diferença”, afirma. Se você é produtor rural interessado no serviço, basta procurar a sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Visconde do Rio Branco, na Praça 28 de Setembro de 8h às 16h.
O serviço de inseminação artificial é realizado pelo Médico Veterinário, Dr. Otávio Machado. Confira algumas vantagens da inseminação artificial apontadas pelo especialista: São três as principais classes de vantagens oferecidas pelo processo de inseminação artificial em bovinos, ou seja, de ordem zootécnica, econômica e científica.
– Acelera o melhoramento genético: Possibilita o uso de animais de alto padrão zootécnico em propriedade que não possuem condições financeiras para manter tais animais.
– Ajuda a evitar consanguinidade: Pode-se adquirir sêmen de animais diferentes, evitando-se assim o cruzamento entre parentes.
– Facilita o cruzamento entre raças: Pode-se adquirir sêmen de animais de raças diferentes, e desta forma inseminar cada fêmea com a raça de melhor conveniência.
– Facilita a estação de monta: Característica mais empregada em gado de corte onde, no caso de monta natural, seriam necessários vários reprodutores para cobrir um grande número de fêmeas em um curto período de tempo.
– Permite a estocagem e transporte de material genético: Com o congelamento do sêmen é possível transportar o material genético de um macho ou estocá-lo por tempo indeterminado.
– Facilita o teste de progênie: avaliação das características zootécnicas de um macho de acordo com o desempenho de suas filhas comparado com as mães.
– Auxilia no controle de doenças sexualmente transmissíveis: A IA quebra o ciclo de transmissão de várias doenças.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais