Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 12º

Produtores de Visconde do Rio Branco têm assistência para inseminação

Inseminação artificial vai ser acompanhada por especialistas

Vivia de Lima
27 de junho de 2022
compartilhe

A partir de agora, produtores de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, têm assistência veterinária, que é a inseminação artificial de bovinos de leite. A parceria entre a executivo e o produtor rural busca trazer a oportunidade do melhoramento genético do rebanho leiteiro, objetivando gerar animais mais especializados e por sua vez gerando maior produtividade e rentabilidade à pecuária de leite. O produtor Marcos Carmarini, um dos primeiros a ser atendido, afirma que o auxílio do profissional faz toda a diferença no processo e na qualidade da inseminação. “ Há tempos eu faço a inseminação. Mas sem o acompanhamento do veterinário a gente não se sentia tão seguro quanto como agora. Faz muita diferença”, afirma. Se você é produtor rural interessado no serviço, basta procurar a sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Visconde do Rio Branco, na Praça 28 de Setembro de 8h às 16h.

O serviço de inseminação artificial é realizado pelo Médico Veterinário, Dr. Otávio Machado. Confira algumas vantagens da inseminação artificial apontadas pelo especialista: São três as principais classes de vantagens oferecidas pelo processo de inseminação artificial em bovinos, ou seja, de ordem zootécnica, econômica e científica.

– Acelera o melhoramento genético: Possibilita o uso de animais de alto padrão zootécnico em propriedade que não possuem condições financeiras para manter tais animais.

– Ajuda a evitar consanguinidade: Pode-se adquirir sêmen de animais diferentes, evitando-se assim o cruzamento entre parentes.

– Facilita o cruzamento entre raças: Pode-se adquirir sêmen de animais de raças diferentes, e desta forma inseminar cada fêmea com a raça de melhor conveniência.

– Facilita a estação de monta: Característica mais empregada em gado de corte onde, no caso de monta natural, seriam necessários vários reprodutores para cobrir um grande número de fêmeas em um curto período de tempo.

– Permite a estocagem e transporte de material genético: Com o congelamento do sêmen é possível transportar o material genético de um macho ou estocá-lo por tempo indeterminado.

– Facilita o teste de progênie: avaliação das características zootécnicas de um macho de acordo com o desempenho de suas filhas comparado com as mães.

– Auxilia no controle de doenças sexualmente transmissíveis: A IA quebra o ciclo de transmissão de várias doenças.

 

compartilhe