O preço dos derivados lácteos no mercado atacadista registrou nova queda em dezembro. De acordo com o estudo da Embrapa Gado de leite, para janeiro deste ano, o cenário esperado não é diferente. O movimento decrescente se iniciou em agosto de 2022.As vendas de derivados continuaram fracas e o consumidor sentiu o aumento do custo de vida ao longo do ano. Pelo lado da oferta, a produção seguiu aumentando com o período de safra.
As importações, apesar do recuo em relação a novembro, mantiveram bem acima do ano anterior para o mês de dezembro. Os estoques não se mostraram elevados para a época. De todo modo, o cenário de incerteza para 2023 e as altas taxas de juros, que encarecem o armazenamento, exerceu maior pressão de vendas e fez os preços recuarem novamente.
Em dezembro/22, o preço do leite pago ao produtor registrou nova queda na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de janeiro, todos os Conseleites (uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite), indicaram movimentos de baixa, em linha com o ocorrido no mercado atacadista. As quedas variaram entre 0,4% em Santa Catarina e 4,4% em Minas Gerais.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais