Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Preço do leite e derivados deve seguir em queda, projeta Embrapa

Diminuição do valor vem sendo sentida desde agosto de 2022; para 2023 o cenário não é diferente

Queda do leite e derivados vêm ocorrendo desde agosto de 2022 (Foto: Pixabay).
Vivia de Lima
9 de janeiro de 2023
compartilhe

O preço dos derivados lácteos no mercado atacadista registrou nova queda em dezembro. De acordo com o estudo da Embrapa Gado de leite, para janeiro deste ano, o cenário esperado não é diferente. O movimento decrescente se iniciou em agosto de 2022.As vendas de derivados continuaram fracas e o consumidor sentiu o aumento do custo de vida ao longo do ano. Pelo lado da oferta, a produção seguiu aumentando com o período de safra.

As importações, apesar do recuo em relação a novembro, mantiveram bem acima do ano anterior para o mês de dezembro. Os estoques não se mostraram elevados para a época. De todo modo, o cenário de incerteza para 2023 e as altas taxas de juros, que encarecem o armazenamento, exerceu maior pressão de vendas e fez os preços recuarem novamente.

Quedas consecutivas

Em dezembro/22, o preço do leite pago ao produtor registrou nova queda na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de janeiro, todos os Conseleites (uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite),  indicaram movimentos de baixa, em linha com o ocorrido no mercado atacadista. As quedas variaram entre 0,4% em Santa Catarina e 4,4% em Minas Gerais.

compartilhe