Atenção produtor rural. A Declaração de uso de Recursos Hídricos (DAURH), deve ser feita até 31 de março. Produtores rurais que possuem outorga para uso de água devem fazer declaração.
A Declaração é um instrumento de gestão previsto na Política Estadual de Recursos Hídricos e foi instituído em 2021 por meio do Decreto Estadual nº 48.160. A ferramenta permite ao produtor rural prestar informações sobre a utilização da água no ano anterior. Vale ressaltar que essa não é uma obrigação e sim uma oportunidade para que os usuários detentores de outorga paguem apenas o valor que realmente consumiram no ano anterior.
Quem utiliza recursos hídricos deve declarar os volumes captados, dragados e a carga de poluentes lançados em rios de domínio do Estado e a declaração deve ser apresentada anualmente pelos usuários de recursos hídricos.
A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, explica que os valores serão calculados de acordo com a utilização dos recursos e não de acordo com a outorga que o produtor rural possui. “O usuário realiza o pagamento do uso legal da água de acordo com o volume captado e não de acordo com o volume concedido pela sua outorga. Por exemplo, se ele tem autorização para utilizar 100% da água, mas utiliza 20 é sobre esse valor que deverá declarar”, detalha Mariana.
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais
Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais
Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais