Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,26
Dólar R$ 4,85
Belo Horizonte
24º

Produtor deve fazer a Declaração dos Recursos Hídricos até 31 de março

A ferramenta permite ao produtor rural prestar informações sobre a utilização da água no ano anterior

Declaração pode ser feita pela internet (Foto:Pixabay)
Vivia de Lima
22 de janeiro de 2023
compartilhe

Atenção produtor rural. A Declaração de uso de Recursos Hídricos (DAURH), deve ser feita até 31 de março. Produtores rurais que possuem outorga para uso de água devem fazer declaração.

A Declaração é um instrumento de gestão previsto na Política Estadual de Recursos Hídricos e foi instituído em 2021 por meio do Decreto Estadual nº 48.160. A ferramenta permite ao produtor rural prestar informações sobre a utilização da água no ano anterior. Vale ressaltar que essa não é uma obrigação e sim uma oportunidade para que os usuários detentores de outorga paguem apenas o valor que realmente consumiram no ano anterior.

Quem utiliza recursos hídricos deve declarar os volumes captados, dragados e a carga de poluentes lançados em rios de domínio do Estado e a declaração deve ser apresentada anualmente pelos usuários de recursos hídricos.

Valores de acordo com a utilização

A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos,  explica que os valores serão calculados de acordo com a utilização dos recursos e não de acordo com a outorga que o produtor rural possui. “O usuário realiza o pagamento do uso legal da água de acordo com o volume captado e não de acordo com o volume concedido pela sua outorga. Por exemplo, se ele tem autorização para utilizar 100% da água, mas utiliza 20 é sobre esse valor que deverá declarar”, detalha Mariana.

 

compartilhe