A Emater-MG e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais firmaram um contrato para aprimorar e ampliar a oferta de alimentos da agricultura familiar junto à Rede Estadual de Ensino, fortalecendo as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A lei que regulamenta o PNAE estabelece que 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), devem ser usados na aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
O contrato é válido por um ano, podendo ser prorrogado em até 60 meses. Para orientar a compra dos produtos pelas escolas, a Emater-MG irá elaborar diagnósticos semestrais, por município, com os produtos ofertados de interesse da alimentação escolar, os quantitativos e época de produção. Os diagnósticos serão fornecidos às escolas estaduais e às Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
Extensionistas da empresa farão visitas às propriedades rurais para orientar os agricultores familiares sobre produção sustentável, custo de produção, crédito rural, atendimento à legislação ambiental e outros temas.
A parceria entre Emater-MG e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais irá resultar na execução do Projeto Educação Alimentar nas Escolas, proporcionando aos alunos e à comunidade escolar experiências que apresentem a diversidade local de alimentos e receitas tradicionais que incentivem o combate ao desperdício e aproveitamento dos alimentos.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais